Brasil é superado por Marrocos em primeiro jogo de 2023

Brasil x Marrocos em amistoso
Brasil é derrotado por Marrocos por 2×1 (Foto: Reprodução / Twitter)

Brasil é superado por Marrocos em primeiro jogo de 2023

Na noite do último sábado (25), o Brasil encarou a Seleção de Marrocos e acabou sendo derrotada por 2×1. Foi o primeiro desafio da Seleção Brasileira desde a Copa do Mundo de 2022, sob o comando interino de Ramon Menezes, a estreia da nova era da Seleção não foi a mais positiva.

Nas redes sociais, muito foi falado sobre todos os aspectos do Brasil para o confronto, desde treinador a jogadores, todos foram assunto.

Jogadores estreantes

Entre os convocados de Ramon Menezes, vários atletas que nunca vestiram a camisa da Seleção Brasileira foram chamados pela primeira vez, entre eles, Rony. O atacante do Palmeiras foi uma das grandes surpresas no time titular.

Em campo, o atacante não marcou gols e dividiu muitas opiniões na web, para uns, jogou bem, para outros, foi o pior em campo. De acordo com o site de estatística Sofascore, Rony, ao ser substituído, deixou o campo com a menor nota entre todos os jogadores.

  • 3 chutes (1 no gol)
  • 2 grandes chances perdidas
  • 5/8 passes certos (62%)
  • 1 grande chance criada
  • 1/8 duelos ganhos (12%)
  • 3 faltas cometidas
  • 1 amarelo

Apesar dos números não tão agradáveis, Rony se diz feliz com a oportunidade:“Me senti à vontade na Seleção Brasileira porque foi uma recepção muito boa dos jogadores que já estavam aqui. Eu estava em casa, parecia que estava no Palmeiras”.

Quem também falou após o jogo foi Casemiro, o capitão e autor do gol da Seleção Brasileira justificou a derrota, dando créditos ao adversário e reconhecendo que o Brasil está passando por uma fase de recomeço.

“Jogamos contra uma grande seleção, jogadores de nível altíssimo. Nós jogamos com treinador novo, jogadores novos, cinco dias apenas para tentar fazer tudo com o novo treinador. Acho que foi bom. Dentro do possível foi bom. Ramon fez um grande trabalho. A ideia foi boa”.

Sem Neymar, fora de todo o restante da temporada por um problema no joelho, o camisa 10 do Brasil para o jogo contra Marrocos foi Rodrygo. O jovem não conseguiu grandes feitos durante a partida, após o jogo, seu destaque foi sobre o árbitro, que poderia ter tido um desempenho melhor.

“Não gosto de falar de juiz, mas hoje estava complicado, ele não deixava o jogo seguir. A gente pressionava e ele sempre dava falta. Isso complicou. Mas não vou colocar nenhuma desculpa. Eles são uma equipe muito forte, foram muito bem na Copa do Mundo. Jogando aqui a gente sabia que seria difícil. A gente iria tentar ganhar, mas não foi possível”.

De acordo com o site de estatísticas Footstats, o amistoso terminou com 43 faltas (22 de Marrocos e 21 do Brasil), além de alguns momentos onde os jogadores quase tentaram resolver seus desentendimentos na pancadaria.

A visão do treinador

Desde que falou pela primeira vez como treinador do Brasil, Ramon Menezes sempre lembrou que estava na função como interino, e não como o técnico oficial. Ao falar sobre a partida, o treinador valorizou a oportunidade inédita para alguns jogadores.

“Lógico que não foi o resultado que esperávamos, ainda mais em se tratando de seleção brasileira, mas jogamos contra uma grande equipe e demos oportunidade para alguns jogadores, isso aí é muito importante”.

Entre os estreantes na partida, jogaram pela primeira vez pelo Brasil: Andrey Santos, Arthur, Raphael Veiga, Yuri Alberto, Rony e também Vitor Roque, este que bateu um recorde histórico, se tornando o jogador mais jovem desde Ronaldo Fenômeno a estrear pela Seleção Brasileira.

Já no próximo jogo (ainda indefinido), o Brasil já deve ter um treinador oficial. Ramon Menezes lembrou que seu próximo compromisso é com a seleção sub-20, que vai disputar o Mundial da modalidade em maio desde ano.

“O que sei é que em abril vou começar a próxima preparação, o Mundial começa em 20 de maio, está muito em cima”.

O Brasil poderia ter feito dois amistosos nesta Data FIFA, mas optou apenas pelo confronto com Marrocos. Sendo assim, o Brasil volta a campo agora somente em junho, quando teremos uma nova Data FIFA.