BBB 23: Polêmica sobre Síndrome de Cara de Sapato vem à tona

Mãe de Cara de Sapato se pronuncia sobre síndrome do filho
BBB 23 – Ricardo, MC Guimê e Bruna Griphao (Imagem: Reprodução)

Na noite do último sábado (11), em conversa na área externa da casa, Ricardo e MC Guimê lembraram para Bruna Griphao que Cara de Sapato já havia demonstrado interesse nela, dizendo que acha a atriz muito bonita: “Sapato já jogou na reta. Naquele dia, ele disse: ‘Se eu trombasse na night, eu ‘ia’ fácil'”, comentou o rapper, aos risos.  Alface então brincou: “Aí a Bruna (ia dizer): ‘Tu tá piscando pra mim!?’. E ele: ‘Não'”. Os três caíram então na gargalhada.

No início do Reality, Antônio Cara de Sapato revelou aos companheiros de confinamento que foi diagnosticado com Síndrome de Tourette ainda na infância. Trata-se de uma condição neurológica hereditária que pode causar tiques físicos, incluindo espasmos — piscar e pular — ou até mesmo sons com a boca. Xingar sem controle é o sintoma mais reconhecido da doença.

A mãe de ‘Sapato’, Wilma Teresa Monteiro criticou a atriz Bruna Griphao e o biomédico Ricardo Alface, após as brincadeiras que os dois fizeram, dizendo que debocharam do tique nervoso do lutador, que sofre de uma síndrome, o que não é uma brincadeira.

Dona Wilma disse que Bruna e Ricardo foram desrespeitosos com a condição de seu filho. “Muito triste ver pessoas zombando do meu filho e se fazendo de amigos. Acho bem distorcidos os valores atuais! Quem tem valor é chamado de chato, mas, quem zomba e desrespeita o próximo é tido como jogador”, criticou ela, em post no Instagram.

“Cada um dá o que tem a oferecer! Meu filho tem valores inestimáveis! Que ele permaneça sempre sendo quem ele é! Um homem de caráter, que respeita inclusive seus adversários! Te amo filho”, declarou a mãe de Antonio.

Os administradores das redes sociais de Cara de Sapato também se posicionaram sobre o assunto: “Ter tique é exaustivo e angustiante, porque você não tem controle do seu próprio corpo. Não é engraçado, por mais que o Sapato na vida leve isso de uma maneira tranquila. É uma síndrome que traz sofrimento pra muitas pessoas”, comentou o perfil do lutador, após a repercussão do caso.

Em outro post, o perfil de Cara de Sapato no Twitter acrescentou: “Ter tique é não ter controle sobre o próprio corpo. É exaustivo e angustiante, e nada fácil. Imagina uma criança manifestando a síndrome e lidando com isso? Ele tem uma história de superação, foi no esporte que ele encontrou seu lugar de cura. Mas nada foi fácil”. Após a hastag “Cara de Sapato merece respeito” subir no Twitter, os administradores das contas de Bruna e Ricardo se manifestaram.

Administradores se manifestam

Os administradores dos perfis digitais de Ricardo Alface e Bruna Griphao se manifestaram acerca do tema, defendendo os participantes. Ambos alegam que parte dos espectadores está tentando criar “narrativas inexistentes”, como ressaltou Bruna.

“Bruna não faria intencionalmente nada que magoasse o Sapato ou o ofendesse, ela o tem como grande amigo no jogo. Sabemos que brincadeiras também podem ser maldosas e capacististas. Seguiremos por aqui combatendo isso e aprendendo também”, escreveu o perfil da atriz no Twitter.

Os administradores dos perfis de Ricardo Alface divulgaram um comunicado pedindo desculpas sobre a maneira como a doença de Cara de Sapato foi tratada. “Tomamos conhecimento sobre a forma infeliz com a qual Ricardo se referiu sobre os movimentos repetitivos que caracterizam a Síndrome de Tourette, vivenciada pelo participante Cara de Sapato, síndrome ainda pouco conhecida sobre a qual a maior parte da população desconhece”, frisa o recado.

“Como representantes de Ricardo aqui fora, pedimos desculpas e deixamos de incentivo a pesquisa e a informação sobre saúde mental, um assunto tão importante principalmente nos dias de hoje”, prossegue o comunicado.

No twitter, internautas postaram um vídeo que poderia esclarecer o ocorrido e desmentir o deboche dos brothers: