Oscar 2023: Brendan Fraser tem retorno a carreira, após sumiço, consagrado por vitória

Oscar 2023
Brendan Fraser volta a brilhar ao vencer o prêmio de melhor ator no Oscar 2023. (Foto: Getty Images).

Além da consagração de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” como o grande filme do Oscar 2023, a cerimônia ocorrida na noite deste domingo (12), em Los Angeles (EUA), ainda foi marcada pela vitória de Brendan Fraser categoria “Melhor Ator”. A conquista consagra o retorno do ator ao estrelato após um período afastado dos holofotes.

Após estrelar grandes produções como “George o Rei da floresta (1997)” e “A Múmia” (1999), o ator passou por um período turbulento na carreira e na vida pessoal, quando não estrelou nenhuma produção relevante e enfrentou problemas de saúde. Após protagonizar interpretar Charlie no longa “A Baleia” (2023), ele ganhou todo o reconhecimento e que foi consagrado com sua vitória no Oscar.

Ao fazer seu discurso de agradecimento, Fraser não escondeu a emoção e foi às lágrimas. “Obrigado à Academia e à A24 por fazer um filme tão ousado. Eu agradeço ao nosso diretor Darren Aronofsky por jogar uma isca e me içar de volta para Hollywood”, declarou o artista.

“Eu queria dizer que só baleias podem nadar tão fundo quanto Hong Chau. Eu comecei na indústria há 30 anos e nem sempre foi fácil, mas eu só reconheci quando acabou. Quero agradecer por esse reconhecimento e ao elenco que trabalhou comigo.”, completou. 

Em coletiva de imprensa após a premiação, Brendan Fraser,  que não acreditou quando Jessica Chastain e Halle Berry anunciaram seu nome como o ganhador na categoria. “Ouvi meu nome e pensei ‘isso não pode estar certo.’ Mas estava! E aí pensei ‘melhor eu subir lá e falar alguma coisa.”, afirmou.

Ele também mencionou o esforço feito pela equipe de “A Baleia” por ter trabalhado durante a pandemia da COVID-19 e disse que o peso dramático do longa tornou as filmagens difíceis em meio a um período tão conturbado. “Fazer um filme que muda o coração e as mentes das pessoas é muito bom.”, contou.

Sobre seu personagem no filme, Fraser declarou que se ele conseguia interpretar alguém tão complexo, outros atores também conseguem. “Charlie é muito mais que um homem gay. Ele é um pai, uma pessoa que busca a verdade, ele se apaixonou profundamente por uma pessoa qualquer”, completou.