Oscar 2023: Ke Huy Quan chora ao lembrar trajetória que o levou a vitória

Oscar 2023
Ke Huy Quan chora ao vencer o prêmio de ator coadjuvante no Oscar 2023. (Foto: reprodução/Instagram).

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia do Oscar 2023, na noite deste domingo (12) foi a vitória de Ke Huy Quan, na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Ele tornou o primeiro artista asiático a ganhar a estatueta na categoria em 38 anos, por seu papel no filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.

Muito emocionado, o ator foi as lágrimas durante o seu discurso de agradecimento e falou sobre sua mãe. “Minha mãe tem 84 anos e está em casa assistindo. Mãe, acabei de ganhar um Oscar”, disse. O ator que estreou no cinema aos 12 anos na franquia “Indiana Jones” e foi sucesso em Os Goonies, passou por um longo período de ostracismo e teve seu talento reconhecido durante a atual temporada de premiações de Hollywood.

“Eu morei em um acampamento de refugiados e, de alguma forma, vim parar aqui, no maior palco de Hollywood. Dizem que histórias assim só acontecem no cinema. Eu não posso acreditar que isso está acontecendo comigo. Este – este – é o sonho americano! Esse é o verdadeiro sonho americano”, lembrou Ke Huy Quan que passou um campo de refugiados depois que sua família fugiu do Vietnã em 1978.

O ator vitorioso também agradeceu a seu ex -colega de elenco em “Os Goonies”, Jeff Cohen, que agora é seu advogado, bem como à sua esposa, Echo. “Mês após mês, ano após ano, por 20 anos , me disseram que um dia minha hora chegaria”, contou, lembrando os anos em que ficou afastado dos holofotes.

“Os sonhos são algo em que você deve acreditar, quase desisti dos meus. Para todos vocês, por favor, mantenham seus sonhos vivos. Muito obrigado por me receber de volta – eu amo vocês”, completou. Antes de Ke Huy Quan, apenas Haing S. Ngor tinha sido o ator asiático a levar a estatueta na categoria, em 1985 por sua atuação em “Terra Sangrenta”.