Oscar 2023: Michelle Yeoh emociona com discurso em vitória histórica

Oscar 2023
Michelle Yeoh faz discurso emocionante em vitória histórica no Oscar 2023. (Foto: Getty Images)

Michelle Yeoh fez história na noite deste domingo (12), durante a cerimônia do Oscar 2023, ao ser a primeira asiática a ganhar a estatueta de “Melhor atriz”. A vitoriosa levou o prêmio por seu papel no filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e estava concorrendo com Ana de ArmasAndrea RiseboroughCate BlanchettMichelle Williams.

Ao subir ao palco para fazer seu discurso de agradecimento, a A artista de 60 anos, estrela na Ásia desde a década de 1990, que interpretou a personagem  Evelyn Quan, no longa, falou, muito emocionada, sobre o momento histórico que estava vivendo e sua trajetória na carreira.

“Obrigada, para todos os meninas e meninas que se parecem comigo que estão assistindo, isso aqui é símbolo de esperança e possibilidade, de que todos os sonhos se torna realidade. E meninas, não deixem ninguém dizer que vocês já passaram da época”, declarou Michelle.

A atriz ainda dedicou o prêmio à sua mãe e todas as mães, as classificando como “heroínas”. Ela também agradeceu ainda à sua família e à academia por “fazer história”. Michelle ficou famosa por fazer filmes de artes marciais, mesmo não tendo experiência com lutas, como “A Borboleta e a Espada”.

No cinema ocidental, a estrela asiática ficou conhecida por seu papel de uma espiã chinesa em “007 – O Amanhã Nunca Morre”, ao lado de Pierce Brosnan. Ela também fez sucesso em títulos como como “O Tigre e o Dragão”, “Memórias de uma Gueixa”, a série “Star Trek: Discovery”, “Crazy Rich Asians”, e “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”.

“Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” foi o grande vencedor da noite levando sete das suas onze indicações. Entre elas, a principal da noite, “Melhor Filme”, “Melhor Atriz”, “Melhor Atriz Coadjuvante”, “Melhor Ator Coadjuvante”, “Montagem”, “Melhor Roteiro Original” e “Melhor Direção”.