WhatsApp lança função polêmica para esconder mensagens

WhatsApp lança função polêmica para esconder mensagens
WhatsApp lança função polêmica para esconder mensagens (Foto: Unsplash/Reprodução)

WhatsApp lança função polêmica para esconder mensagens

O META, empresa responsável pelo WhatsApp, criou uma função polêmica, que agradou alguns internautas e desagradou outros. Foi anunciado na tarde desta segunda-feira (15), que as conversas poderão ser escondidas através do recurso lançado. A nova ferramenta já começará a ser implantada nos sistemas dos usuários em uma atualização.

Além das mensagens arquivadas, agora terá uma pasta com as conversas que poderão ser protegidas por senhas ou cadastro de biometria [facial ou digital]. Dessa forma, a conversa só poderá ser acessada mediante à senhas geradas pelo usuário. A mudança faz com que pessoas tenham maior privacidade nas conversas dentro do aplicativo.

O que diz a empresa?

“A função também esconde automaticamente o conteúdo dessa conversa nas notificações”, explicou a empresa do WhatsApp, revelando que, além de esconder o conteúdo das mensagens, as notificações não serão expostas na tela do usuário, garantindo um sigilo total da conversa.

Segundo o META, a função veio para ajudar na privacidade de cada usuário do WhatsApp: “Essa funcionalidade é ótima para pessoas que precisam compartilhar seus telefones de vez em quando com um familiar ou para aqueles momentos em que outra pessoa está segurando seu telefone no momento exato em que chega uma mensagem especial”.

Nos próximos meses, a atualização que virá será ainda mais privada. Segundo o META, cada conversa no WhatsApp poderá ser ‘trancada’ por uma senha diferente. Ou seja, cada conversa possuirá sua senha para ser desbloqueada, gerando um passaporte diferente para cada contato no aplicativo.

Como usar?

A função já está disponível para IOS e Android.

  • O primeiro passo é atualizar o aplicativo para que ele receba a nova função;
  • Abra o app e pressione o contato ou grupo que deseja proteger por senha. Vai abrir uma aba e você seleciona a proteção com senha;
  • Para acessar as conversas que foram protegidas, basta arrastar lentamente a caixa de entrada para baixo e digitar a senha que foi pedida ou usar a biometria.

A nova função do WhatsApp dividiu opiniões nas redes sociais. Muitos acreditam que possa ser usado para ‘coisas erradas’, como é o caso de pessoas que possuem um caso extraconjugal.