Unholy: Kim Petras pode ser a primeira pessoa trans alcançar o topo da Billboard Hot 100

A cantora alemã Kim Petras se juntou ao britânico Sam Smith na faixa “Unholy”, que é o carro-chefe do novo álbum do artista, ainda sem nome. A canção já nasceu um hit antes mesmo de ter seu lançamento nas plataformas digitais, que ocorreu no dia 22 de setembro. Em sua primeira semana, a faixa pode estrear em primeiro lugar na Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos.

Nas últimas previsões, a parceria entre os artistas se encontra em segundo lugar, com 215 pontos, contra 220 de “Bad Habit”, sucesso de Steve Lacy. Fechando o Top 3, Harry Styles pode cair duas posições com “As It Was“, que já passou 15 semanas no topo da parada americana. E já é a maior canção de 2022.

A música de Sam Smith e Kim Petras sai na frente em vendas com 16 mil e streams com 25,3 milhões de plays contra respectivamente, 1,8 mil e 20,3 milhões do previsto para “Bad Habit”. A canção de Steve Lacy só se garante com a audiências nas rádios estadunidenses que possui 40,2 milhões contra 3 milhões dos artistas. O Official Charts do Reino Unido não conta reproduções em rádio e “Unholy” deve estrear em #1.

Como ‘Unholy’ virou um sucesso antes de ser lançada

O já hit “Unholy” estreou com 2,75 milhões em streams na quinta-feira, 22 de setembro, no Top 15 do Spotify Global com menos de 24 horas contabilizadas. No dia seguinte, o novo single de Sam Smith e Kim Petras alcançou o topo do principal chart da plataforma com mais de 8,8 milhões de plays. Em uma semana, a música conseguiu ultrapassar mais de 50 milhões de reproduções.

Kim Petras
Kim Petras no clipe de “Unholy” (Reprodução/YouTube)

O público conheceu “Unholy” pela primeira vez há cerca de um mês no TikTok. Isso aconteceu quando Sam Smith e Kim Petras divulgaram um trecho na plataforma de vídeos curtos, onde o cantor não-binário aparece em frente a uma mesa de som, enquanto a artista, que é uma mulher trans, está atrás dançando a canção.

Quase que instantaneamente o single virou um grande sucesso ao viralizar com pessoas utilizando em vídeos no TikTok. A gravadora de Sam Smith viu o potencial do single e atrasou em uma semana o lançamento oficial. A morte da Rainha Elizabeth II também foi um dos motivos, já que o Reino Unido parou com a triste notícia.

Com alguns dias, Kim Petras e Sam Smith mostraram para o que veio com o lançamento. Nesta sexta-feira (30), os dois artistas divulgam o vídeo de “Unholy” com grande produção e mostra o investimento que as gravadoras dos dois cantores acreditam no potencial e longevidade do novo hit.