Travessia: Cena de pedófilo rende polêmica e traz reflexão para web

Cena de pedófilo agindo na Novela Travessia (Montagem: Reprodução)

Em “Travessia”, a jovem Karina (Danielle Olímpia) continua sendo enganada por um pedófilo virtual. Na trama, a jovem criou uma “amizade” com Bruna Schuler (Giullia Buscacio), que ela acredita ser uma celebridade influente. Por trás da tela, no entanto, um homem usa mecanismos digitais para mudar a voz e a imagem. No capítulo da última segunda-feira (13), a menina foi convencida pelo criminoso, interpretado por Cláudio Tovar, a ficar seminua, e a própria atriz fez um alerta importante.

O contato entre eles começou através das redes sociais, e Karina já até foi avisada pelos pais para tomar cuidado: “Abre o olho, que nem todo mundo é o que aparenta ser! Não tô falando só de namoro, não: é de amizade também!”, alertou Joel, personagem de Nando Cunha. “Tem pessoas que a gente sente logo uma afinidade de cara, combinam com a gente”, respondeu a menina.

Na novela da Globo, a tal atriz ofereceu a Karina a oportunidade para participar de um filme. Para isso, no entanto, ela teria que enviar fotos de diferentes ângulos. “Você viu as fotos?”, questiona a menina, acreditando que conversa com Bruna. “Muito gata!”, responde a voz. “Nossa, eu estou malhando muito, muito mesmo. Ainda não está do jeito que a gente queria. Minha barriga não está trincada, seca, mas eu chego lá”, diz ingenuamente Karina.

Do outro lado da tela, o homem aproveita a deixa para pedir que a menina mostre o resultado da academia. “Mostra. Deixa eu ver seu ombrinho, mostra esse ombrinho pra mim”, solicita ele. Quando a menina aceita e se levanta para aparecer de corpo inteiro na câmera, ele segue com as ordens. “Ah, desce a saia. Mais, desce mais! Está gata mesmo, hein?!”, diz o homem através da imagem da influenciadora.

Em outro momento, Karina aceitou ficar seminua para que a suposta atriz pudesse “avaliar” seu corpo. “Nada a ver, né?! A gente é amiga, é tranquilo”, afirma a menina, um pouco sem graça, ficando apenas de calcinha e cobrindo os seios com a mão. O criminoso, então, pede que ela descubra o local: “Tira a mão, boba”. Karina aceita a sugestão e o restante da cena mostra a reação assustadora do homem ao ver a tela do computador.

Nas redes sociais, os telespectadores elogiaram a cena e reforçaram a importância do alerta: “Agonizante e muito desconfortável ver como a pedofilia acessa os inocentes na Internet. Mas extremamente necessário exibir”, afirmou um perfil. “Seria muito bom se as novelas tratassem mais desse assunto de pedofilia. É algo que muitas famílias precisam ter consciência”, disse outro. “A novela ‘Travessia’ mostra a vulnerabilidade dos pais que deixam celulares nas mãos dos filhos, onde assediadores atacam livremente”, apontou mais um.

Com a repercussão, a atriz Danielle Olímpia, intérprete de Karina, deu um aviso importante aos seguidores. “A Karina está se envolvendo com um pedófilo chantagista sem saber. Para denunciar pedofilia disque 100 ou preencha o formulário disponível em https://ouvidoria.mdh.gov.br e registre a denúncia”, orientou.