Rússia aumenta a tensão global: Ataques a terminais de grãos na Ucrânia e ameaça ao transporte marítimo

russia-aumenta-a-tensao-global-ataques-a-terminais-de-graos-na-ucrania-e-ameaca-ao-transporte-maritimo
Rússia aumenta a tensão global: Ataques a terminais de grãos na Ucrânia e ameaça ao transporte marítimo. (Foto: reprodução/internet)

Ataques aos terminais de grãos da Ucrânia

A Rússia atacou terminais de grãos na Ucrânia e realizou exercícios de apreensão de navios no Mar Negro, na sexta-feira, 21 de julho.

Esse aumento na agressão russa levanta a preocupação dos líderes ocidentais de que Moscou esteja buscando aliviar as sanções impostas a ela ao causar uma possível crise alimentar global.

Os ataques à Ucrânia, um dos principais componentes da cadeia alimentar global, vieram depois que Kiev prometeu desafiar o bloqueio naval russo em seus portos de exportação.

Este bloqueio ocorreu após Moscou se retirar de um acordo de corredor marítimo seguro mediado pela ONU.

“Infelizmente, os terminais de grãos de uma empresa agrícola na região de Odessa foram atingidos. O inimigo destruiu 100 toneladas de ervilhas e 20 toneladas de cevada,” anunciou o governador regional Oleh Kiper.

Ameaça ao transporte marítimo

A Rússia declarou que considerará qualquer navio direcionado para as águas ucranianas como potencial transportador de armas.

Esta declaração alarmou Washington, que vê isso como uma indicação de que os russos podem atacar navios civis. Em resposta, Kiev emitiu um aviso semelhante sobre navios com destino à Rússia.

Consequências nos mercados de grãos

Esses ataques à infraestrutura de exportação de grãos e a ameaça ao transporte marítimo resultaram no aumento dos preços dos contratos futuros de trigo de Chicago para seu maior ganho semanal desde a invasão russa de fevereiro de 2022. Isso reflete as preocupações dos comerciantes com a oferta.

A Crise humanitária

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá para discutir as “consequências humanitárias” da retirada da Rússia do acordo do corredor seguro.

Grupos de ajuda consideram esse acordo vital para mitigar a fome crescente em uma série de países mais pobres.

Acusações dos líderes ocidentais

Líderes ocidentais acusam a Rússia de tentar aliviar as sanções impostas à invasão da Ucrânia. Até o momento, as exportações de alimentos russos já são isentas dessas sanções.

No entanto, Moscou afirmou que não participará do acordo de grãos sem melhores condições para suas próprias vendas de alimentos e fertilizantes.