Roteiristas de cinema e TV em Hollywood entram em greve após 16 anos; entenda

Greve dos roteirstas
Roteiristas entram em greve após negociações malsucedidas dos sindicatos com os estúdios de Hollywood. (Foto: reprodução/redes sociais).

Roteiristas de cinema e TV em Hollywood entram em greve após 16 anos; entenda

Nesta terça-feira (2) O sindicato dos roteiristas de TV e Cinema de Hollywood decretaram greve. De acordo com as informações do Deadline, o Writers Guild of America (WGA) tomou decisão após tentativas mal sucedidas de acordo entre os estúdios, as plataformas de streaming e talentos para um aumento nos salários.

Na noite desta segunda-feira (1) o sindicato já havia sinalizado a possibilidade de paralisação dos trabalhos quando enviou o seguinte comunicado à imprensa: “As negociações entre o AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) e o WGA foram concluídas sem acordo hoje“.

O que pedem os roteiristas em greve

Entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais. a decisão foi tomada durante as negociações salariais dos roteiristas com os principais conglomerados de entretenimento.

Os roteiristas em greve também pedem regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções, algo que tem crescido rapidamente nos últimos anos. Enquanto o sindicato pede legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pede reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos.

Os ganhos residuais a que se refere o sindicato são valores pagos aos talentos envolvidos em produções que são reprisadas (modalidade conhecida como sindication) ou retransmitidas em canais de TV a cabo ou outras mídias. Parte desses valores também é repassada a outros talentos envolvidos nas produções, como os roteiristas, por exemplo.

A queixa da categoria neste ponto, é principalmente em relação as plataformas de streaming que não repassam do valor residual para os roteiristas, que por sua vez recebem apenas um valor fixo, independentemente do sucesso da produção em que estiveram envolvidos.

Precarização da categoria

AppleNetflixAmazonDisneyWarner Bros. DiscoverySonyParamount e NBC Universal estão entre os envolvidos nas negociações. A greve dos roteiristas também quer impedir que  os estúdios gerem uma economia de pequenos empregos e que o trabalho dos profissionais do setor se torne “uma profissão freelancer”.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!