Restrições com orçamentos na Globo afetam novelas

restricoes-com-orcamentos-na-globo-afetam-novelas
Restrições com orçamentos na Globo afetam novelas. (Foto: reprodução/internet)

A dificuldade em organizar uma boa fila de novelas na Globo decorre principalmente do fator financeiro.

A ordem na emissora é de reduzir gastos em todos os setores, e mesmo os folhetins, que sempre tiveram um alto orçamento, precisam reavaliar seus custos.

Os autores Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento estão realizando alterações na sinopse de “O Grande Golpe” porque a história original previa viagens para fora do Brasil.

Além disso, a Globo proibiu que “O País de Alice“, novela que Lícia Manzo está preparando para a faixa das seis, tivesse cenas gravadas na Itália. Conforme a sinopse, o núcleo principal viverá em Milão, mas as sequências serão filmadas no estúdio no Rio de Janeiro.

Essa situação contrasta com a ocasião em que “Um Lugar ao Sol” (2021), também da mesma autora

Recebeu autorização para ser gravada em Praga, na República Tcheca, em 2019.

Diminuição de gravação externas

Evitar o excesso de cenas externas é também uma preocupação das produções.

Os autores continuam a escrever as sequências conforme as imaginam, mas a direção e a produção determinam o local onde o trabalho será realizado efetivamente.

Em “Vai na Fé“, por exemplo, Rosane Svartman sempre sugere o local externo desejado para determinada cena

Mas informa que não há problema caso seja necessário mudar as gravações para o estúdio.

Isso se deve ao custo mais elevado de gravar fora do antigo Projac, em comparação com fazer a cena dentro do complexo construído em Curicica.

Atualmente, a orientação é gravar em externas apenas o que for impossível de ser realizado nos estúdios.

A prioridade é sempre dada às novelas das nove da Globo, que historicamente têm o custo mais alto, bem como o retorno financeiro.

No caso de “Vai na Fé“, que é uma novela de muito sucesso, há algumas exceções, permitindo-se um orçamento mais flexível para atender às demandas da produção.

De fato, “Renascer“, que será lançada depois de “Terra e Paixão” em janeiro, terá suas cenas gravadas no Nordeste, conforme esperado. Equipes da Globo visitaram Ilhéus (BA) em janeiro para conhecer a cidade e montar o roteiro do remake da novela.

Após a exibição original da história de Benedito Ruy Barbosa em 1993, os cenários se tornaram atração turística na região.