Relembre os seis títulos do São Paulo no Brasileirão

São Paulo 1977
O São Paulo é um dos poucos times que detém tantos títulos no Brasileirão (Foto: Reprodução/Twitter)

Relembre os seis títulos do São Paulo no Brasileirão

Nesta quinta-feira (01) o São Paulo Futebol Clube abre o mês de junho enfrentando o Sport Club do Recife na Copa do Brasil, no Morumbi, cidade de São Paulo. Na corrida pela primeira vitória na Copa do Brasil, o time já tem três Libertadores, três mundiais e seis incríveis taças do Campeonato Brasileiro. Por isso, reunimos aqui os seis títulos do Brasileirão para relembrar os feitos do São Paulo.

Confira os seis títulos do Brasileirão do SPFC:

1 – 1977 (Primeiro Título):

A primeira vez que o São Paulo levantou a taça não faz tanto tempo assim. Sob o comando do técnico Rubens Minelli, a grande estrela da partida contra o Atlético Mineiro foi o goleiro Waldir Peres. No entanto, não foi uma vitória tão fácil e simples assim. Em um jogo acirrado, a decisão final precisou ir para os pênaltis, visto que acabaram os dois tempos e não houve nenhum gol.

Nas penalidades máximas, o Tricolor conseguiu levar a taça por 3 x 2 com gols de Peres, Antenor e Bezerra, que garantiram o primeiro título no Brasileirão do time. Para a decepção de Barbatana, técnico do Atlético Mineiro, o time saiu de campo derrotado perdendo em casa para o time paulista.

2 – 1986 (Segundo Título):

Onze longos anos após a primeira vitória no Brasileirão, o time retorna para o hall de ganhadores do campeonato. De acordo com apaixonados por futebol, o jogo ficou marcado na história como um dos mais emocionantes que aconteceram até hoje devido a sequência de empates e gols contra realizados na partida.

O técnico Pepe passou por muita agonia pois, mais uma vez, o jogo se estendeu para prorrogação e os pênaltis. No entanto, para a felicidade da torcida Tricolor, o time venceu o Guarani por 4 x 3 com gols de Tosin, Fonseca, Wagner Basílio e Dario Pereyra e o Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, estado de São Paulo, foi palco da segunda vitória do time no Brasileirão.

3 – 1991 (Terceiro Título):

Em 1990 o São Paulo acabou como vice-campeão no campeonato, no entanto voltou com sangue nos olhos no ano seguinte para conquistar o terceiro título do time. O técnico Telê Santana escalou um time de peso para o Brasileirão e na final encarou o Clube Atlético Bragantino sob o comando de Carlos Alberto Parreira.

O Tricolor balançou as redes uma vez no primeiro tempo, enquanto o Guarani não conseguiu atravessar a barreira do goleiro Zetti. Mário Tilico foi o responsável pelo único gol da partida que garantiu a vitória do time pela terceira vez desde a sua fundação. 

4 – 2006 (Quarto Título):

Passaram-se quinze anos para que o time tivesse a oportunidade de levantar a taça do Brasileirão mais uma vez. Sob o comando do técnico Muricy Ramalho, já na fase de pontos corridos do campeonato, Rogério Ceni foi o goleiro e capitão do São Paulo. Em um jogo marcado pelo empate de 1 x 1 com o Atlético Paranaense, o Tricolor retornou para o lado dos vencedores.

A campanha foi marcada por 38 partidas, ida e volta. Foram 22 vitórias, 12 empates e 4 derrotas; Com 66 gols marcados e 32 sofridos durante todo o Campeonato.

5 – 2007 (Quinto Título):

Repetindo o feito do ano anterior, o time volta mais uma vez aos estádios e se torna campeão. Perdendo mais jogos que o campeonato do último ano, mas também crescendo o número de vitórias, o título foi confirmado após a vitória do São Paulo contra o América do Rio Grande do Norte por 3 x 0, com gols marcados por Hernanes, Miranda e Dagoberto, ainda sob o comando do técnico

Foram 38 jogos, marcados por 23 vitórias, 7 derrotas e 8 empates. A campanha encerrou com 55 vezes de redes balançadas a favor do time e apenas 19 gols sofridos.

6 – 2008 (Sexto Título):

Pelo terceiro ano consecutivo o Tricolor levou o título do Brasileirão no começo dos anos 2000. Muricy Ramalho continuou desempenhando um bom trabalho e garantiu a boa onda de vitórias para o time e mostrou aos matemáticos que mesmo com 1% de chance ainda há esperança quando sabe se movimentar um time.

A vitória aconteceu sobre o Goiás em uma partida de 1 x 0, que foi o suficiente para garantir o título de tri-hexa campeão para o São Paulo. No campeonato de 2008 o time marcou 66 gols, sofreu 36 e marcou 75 pontos que foram conseguidos após 21 vitórias, 12 empates e 5 derrotas.