Relembre as demissões mais polêmicas da TV

Relembre demissões polêmicas na Televisão
Evaristo Costa, Marcos Mion, Fausto Silva, Britto Jr., Cartolouco e Fernando Rocha (Montagem: Reprodução)

Relembre as demissões mais polêmicas da TV

Os contratos de trabalho com as emissoras brasileiras são por tempo determinado ou não, ocorre que neste período, o funcionário da empresa pode ter cometido algum ato polêmico que possa vir a “sujar” a imagem da emissora, o que pode culminar em uma rescisão contratual (fim do contrato). Outro motivo, pode ser simplismente o fato da emissora não ter mais interesse naquele empregado. Relembre hoje, as demissões mais polêmicas que já aconteceram na televisão brasileira.

Britto Jr.

Britto Jr. teve demissão polêmica na Fazenda Record TV
Britto Jr. quando era apresentador de ‘A Fazenda’ na Record TV (Imagem: Reprodução)

O 1º apresentador de “A Fazenda” teve o contrato rescindido em 2016, Britto Júnior já havia comentado no passado sua insatisfação com a ex-emissora, TV Record e com o diretor Rodrigo Carelli. De forma irônica, ele afirmou que discordava da direção do reality “só” 95% do tempo. Britto chegou a voltar a comentar sua passagem pelo programa rural, chamou Carelli de “m*rda” e ainda o acusou de assédio: “Ele põe os amigos dos pastores e se sobrar vaga, põe seus amigos íntimos, que ele quer assediar”.

 

Cartolouco

Cartolouco teve demissão polêmica na rede globo
Lucas Strabko, Cartolouco, quando apresentava programa Global (Imagem: Reprodução)

Lucas Strabko, o Cartolouco, foi demitido em abril de 2020, após cinco anos na Globo após uma série de problemas na emissora. Dois fatores pesaram para o desligamento do jornalista: uma “guerra de álcool em gel” com um colega de redação na Globo de São Paulo, flagrada durante uma entrada ao vivo da jornalista Fabíola Andrade no SporTV e uma postagem em que Cartolouco satirizava o desafio do papel higiênico, que viralizou nas redes sociais entre atletas de no início da pandemia.

Na imagem, Cartolouco aparecia seminu, sentado em uma privada, se limpando com o papel higiênico [no desafio original, atletas demonstram habilidade fazendo embaixadinhas com rolos de papel higiênico]. Poucas horas depois, a postagem foi excluída. O UOL Esporte apurou, na ocasião, que a foto saiu do ar por causa de uma reclamação formal de um chefe na Globo. Em entrevista a Danilo Gentili, o ex-participante de “A Fazenda” disse que levou uma bronca por três horas em razão da “guerra” de álcool em gel. Ele também divulgou o valor de sua rescisão nas redes sociais: pouco mais de 20 mil reais.

 

Fausto Silva “Faustão”

Fausto Silva teve demissão da TV Globo de forma repentina e polêmica
Fausto Silva, ex-apresentador do ‘Domingão do Faustão (Imagem: Reprodução)

A saída de Faustão da Globo já havia sido anunciada no início do ano de 2021. Inicialmente, a previsão era de que o apresentador permanecesse na emissora até dezembro. No entanto, em junho de 2021, a saída de Faustão foi antecipada. A emissora afirmou que a decisão foi tomada em comum acordo com ele, mas a novidade causou estranhamento. Depois de 32 anos na Globo, a decisão teria sido tomada após a emissora propor uma mudança no dia de seu programa, para as quintas à noite.

Na época, Luciana Cardoso, esposa do apresentador, havia afirmado que ele já estava pronto para o próximo Domingão após se recuperar de uma infecção urinária. Após o anúncio, ela mudou a legenda da publicação. Após mais de três décadas na emissora, Faustão se afastou sem despedida, o que causou indignação nos espectadores do programa dominical.

 

Marcon Mion

Marcos Mion teve desentendimentos com Carelli, diretor de 'A Fazenda'
Marcos Mion quando apresentava o Reality Show da Rede Record ‘A Fazenda’ (Imagem: Reprodução)

No início do ano de 2021, a notícia da rescisão do contrato da TV Record com Marcos Mion, que apresentava o Reality Show A Fazenda, também gerou burburinho na internet, pois os fãs do programa amavam a forma única com que Mion conduzia a atração. A notícia da saída de Mion pegou o mundo do entretenimento de surpresa, principalmente devido à bem-sucedida audiência do programa, campeão de repercussão no segundo semestre do 2021. A demissão teria ocorrido por divergências entre ele e Rodrigo Carelli, diretor do programa.

O apresentador ainda usou a demissão de Evaristo Costa para alfinetar a ex-emissora. “As emissoras de TV ainda precisam aprender a se desligar de seus funcionários. É muito louco, eu que o diga”, comentou Mion em uma das postagens do jornalista.

Evaristo Costa

Evaristo Costa teve demissão polêmica da CNN
Evaristo Costa – Apresentador de TV e jornalista (Imagem: Reprodução)

Evaristo Costa tornou pública a saída da CNN Brasil no início de setembro deste ano. Segundo o profissional, ele descobriu sobre o desligamento ao assistir às chamadas da emissora e notar que o programa que apresentava, “CNN Séries Originais”, estava de fora dos anúncios. “Liguei pra saber o motivo e fui informado que ele havia sido retirado da grade e que a empresa não tinha mais interesse nos meus serviços. É do jogo!”, afirmou.

Dias depois, em entrevista ao colunista Daniel Castro, Evaristo deu mais detalhes sobre a demissão e criticou a postura da antiga casa: “Eles foram extremamente deselegantes e despreparados durante o distrato. Fui surpreendido por quem não esperava ser surpreendido, considero uma sabotagem. Mas quem levou o tiro no pé pela atitude foram eles mesmos. Eu optei pela verdade”.

 

Fernando Rocha

Fernando Rocha afirma que reunião para sua demissão durou 3 minutos
Fernando Rocha – Ex-apresentador do Programa Global ‘Bem Estar1 (Imagem: Reprodução)

Após três décadas na Globo, Fernando Rocha foi dispensado da emissora em 2019. Em entrevista ao Sensacional, da “RedeTV!”, o jornalista revelou que a reunião para informar seu desligamento durou 3 minutos. “Minha história é muito maior do que uma reunião que durou três minutos para falar: ‘Olha, o contrato não vai ser renovado, e o Bem Estar termina aqui para você’. Minha história na casa é maravilhosa, é um milhão de vezes maior do que a pessoa que falou comigo”.

O apresentador não negou que achou injustiça uma demissão tão rápida, mas que ficou sabendo depois que era uma decisão pensada há tempos pela Globo. “O que eu podia fazer? Lamentar? […] Só me foi comunicada [a decisão] em 3 minutos, mas foi pensada em muito mais tempo que isso. Foi acertada por uma cúpula, uma direção. Não me foi dado direito de escolha, nem me foi dada a palavra”, recordou.