Relembre 5 álbuns que fazem aniversário em agosto

Neste mês de agosto, alguns álbuns de estúdio fazem aniversário. Entre eles, projetos aclamados pela crítica ou pelo público. A lista conta com cinco trabalhos de quatro artistas importantes para a história da música, seja pelo seu sucesso em vendas e nas paradas musicais, como também discos que trouxeram algum reconhecimento para o artista. Confira: 

“Teenage Dream” – Katy Perry

O segundo álbum da cantora Katy Perry foi lançado mundialmente em 24 de agosto de 2010. Em 2022, o “Teenage Dream” completa 12 anos. O projeto consagrou a artista com cinco canções no topo na Billboard Hot 100. “California Gurls” foi o primeiro single e contou com participação do rapper Snoop Dogg.

Outros hits que alcançaram o primeiro lugar na parada estadunidense foram “Teenage Dream”, “Firework”, “E.T.” com o rapper Kanye West e “Last Friday Night (T.G.I.F.)”. Feito que só Michael Jackson conseguiu no álbum “Bad”. O sexto single do álbum, “The One That Got Away”, não conseguiu chegar ao topo da Hot 100. 

Após o sucesso estrondoso, Katy Perry relançou o projeto com o nome “Teenage Dream: The Complete Confection” e dele extraiu os singles  “Part of Me”, “Wide Awake”  Outras canções do projeto que se destacam são “Not Like The Movies”, “Peacock” e “Dressin’ Up”. 

O “Teenage Dream” chegou a ser indicado na categoria “Álbum do Ano”, mas foi o Arcade Fire que levou o prêmio com o “The Suburbs”. Contando o relançamento do material, Katy Perry recebeu sete indicações, mas até o momento de sua carreira, nunca levou um gramofone para casa.

“Norman Fucking Rockwell” – Lana Del Rey

O sexto álbum de Lana Del Rey foi lançado em 30 de agosto de 2019. Trouxe os singles “Mariners Apartment Complex”, “Venice Bitch” (a faixa possui quase dez minutos de duração), “Hope Is a Dangerous Thing for a Woman Like Me to Have – but I Have It”, “Doin’ Time” (cover da banda Sublime), “The Greatest” e a canção-título “Norman Fucking Rockwell”.

Também indicada ao Álbum do Ano no Grammy de 2020, Lana Del Rey perdeu para o primeiro álbum de estúdio de Billie Eilish, “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”, que levou os quatro principais prêmios da edição, incluindo Canção do Ano, que também concorria com a faixa-título da cantora.

Aclamado pela crítica, Lana Del Rey possui nota 87 no Metacritic, site que reúne críticas das principais revistas e portais especializados da indústria fonográfica. Além dos singles trabalhos pela cantora, outras faixas que se destacam são: “California”, “Love Song”, “Happiness is a Butterfly” e “Cinnamon Girl”. 

“A Rush of Blood to the Head” – Coldplay

Em 2022, o segundo álbum do Coldplay completa 20 anos! Lançado mundialmente em 26 de agosto de 2002, o trabalho trouxe canções atemporais como “Clocks” e “The Scientist”. O “A Rush Of Blood To The Head” é o trabalho mais aclamado da banda britânica. Nele, Chris Martin e os integrantes consolidaram a marca do projeto. 

Outros singles do álbum foram “In My Place” e “God Put a Smile upon Your Face”. A produção do material se iniciou uma semana após os ataques de 11 de setembro, que trouxeram influências na sonoridade do projeto. Outras canções que se destacam são: “Politik”, “Green Eyes” e “Warning Sign”.

O “A Rush Of Blood To The Head” ganhou três das quatro nomeações ao Grammy Awards. O projeto levou “Melhor Álbum de Música Alternativa”, “Melhor Performance de Rock por Uma Dupla ou Grupo com Vocais” com o primeiro single “In My Place” e a principal categoria da premiação “Recorde do Ano” com a faixa “Clocks”. 

Em setembro, o Coldplay desembarca no Brasil para se apresentar no Rock in Rio como atração principal. No dia 11, antes da banda entrar no Palco Mundo, Djavan, Bastille e Camila Cabello se apresentam na Cidade do Rock.  Em outubro, os britânicos retornam ao Brasil com a “Music of the Spheres World Tour” para uma série de shows no país. Duas datas no Rio de Janeiro e seis shows em São Paulo. “Clocks”, “In My Place”, “Politik” e “The Scientist” estão na setlist da turnê. 

“Bad” e “Off The Wall” – Michael Jackson

Dois álbuns do Michael Jackson fazem aniversário neste mês. O quinto álbum de estúdio do artista “Off The Wall” foi lançado em 10 de agosto de 1979 e o seu sétimo projeto musical “Bad” foi divulgado em 31 de agosto de 1987. Os dois trabalhos do Rei do Pop foram promovidos entre o antes e o depois do disco mais vendido do mundo, “Thriller”.

“Off The Wall” celebra seus 43 anos em 2022. “Don’t Stop ‘Til You Get Enough” foi o primeiro single do álbum e é uma música atemporal no catálogo do artista. Com essa canção, ele recebeu seu primeiro Grammy com “Melhor Performance de R&B Vocal”. 

Em seguida, “Rock with You”, “Off the Wall”, “She’s Out Of My Life” e “Girlfriend” foram singles. O disco vendeu aproximadamente mais de 20 milhões de unidades ao redor do mundo. Outras faixas que merecem uma atenção especial são “Workin’ Day of Night” e “I Can’t Help It”. 

Já “Bad” chegou depois do enorme sucesso que foi “Thriller” ao redor do mundo. Assim, Michael Jackson divulgou o álbum o máximo que conseguiu. Das 11 faixas do projeto, apenas duas canções não foram singles, “Just Good Friends” e “Speed Demon”. Essa última faixa seria o último single da era, mas o lançamento não foi para frente.

Em ordem, os singles do disco foram “I Just Can’t Stop Loving You”, “Bad” e “The Way You Make Me Feel” em 1987. No ano seguinte,  “Man In The Mirror”, “Dirty Diana”, “Another Part of Me” e “Smooth Criminal” foram as escolhidas para divulgação. Por fim, em 1989,  “Leave Me Alone” e “Liberian Girl” fechavam mais uma década de sucesso do Rei do Pop.