Qual a diferença entre single, EP, álbum e álbum deluxe?

As plataformas de músicas digitais estão cada vez mais populares no Brasil, mas ainda poucas pessoas entendem sua linguagem ou até mesmo utilizar suas ferramentas. Como por exemplo, alguns termos como EP, álbum e álbum deluxe.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Single, EP, Álbum e Álbum Delux
Com o sucesso dos streamings, termos com single EP, álbum e álbum deluxe passaram a ser muito utilizados (Imagem: Reprodução/Web)

Primeiramente é interessante falar dos singles, termo que tem sido amplamente divulgado nos últimos anos, por se tornar um dos principais focos da indústria musical atual.

publicidade

A definição tem sido vista de maneira bem específica pelos principais aplicativos de música, como Apple Music e Spotify. Para eles, os singles podem ser formados por uma ou até três canções e não podem ter em sua totalidade mais de 10 minutos.

EP

Formato altamente abraçado nos últimos tempos o Extended Play (EP) pode ser definido como um lançamento musical que abrange uma maior duração do single, mas também não tão longo quanto o Long Play (LP), que pode ter cerca de doze músicas ou até mesmo um álbum.

publicidade

Para estar apto para entrar nesta categoria a produção tem que ter entre 4 a 7 faixas, com duração até 30 minutos. O formato é muito presente no universo da música pop e já foi abordado por Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Pabllo Vittar.

Álbum musical

O álbum é o formato mais conhecido da lista e também é conhecido como o famoso disco. Ele precisa ter mais de 30 minutos de duração ou mais de 7 faixas. Ele também pode ser dividido em volumes, que juntos apresentam o mesmo conceito artístico da produção.

Álbum deluxe

Conhecido também como “versão de luxo” de um álbum, o Deluxe é programado quanto um artista que lançar alguma faixa bônus que não entrou em sua primeira versão original, como uma demo, gravação que acabou ficando fora no corte final ou até mesmo um registro ao vivo.

publicidade

O álbum deluxe muitas vezes é utilizado de maneia estratégica por alguns artistas, que aproveitam para lançar novos materiais de divulgação ou produtos licenciados. Com isso, fãs acabam ganhando um up a mais para consumir aquele produto, que acaba chegando de outras formas aos seus ouvidos, como um vinil, por exemplo.

 

 

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade

Formado em jornalismo pela UNIME Salvador, possui passagem por rádio, jornal e trabalha com público de internet desde 2016. Atualmente tem focado em projetos de audiovisual, cultura pop e celebridades.

Veja mais ›
Fechar