Quais sites se devem evitar na Black Friday 2023?

 

quais-sites-se-devem-evitar-na-black-friday-2023
Quais sites se devem evitar na Black Friday 2023?. (Foto: Reprodução/Internet)

A Black Friday de 2023, ocorrendo nesta sexta-feira (24), apresenta uma série de ofertas tentadoras, mas também riscos significativos de golpes e fraudes. O Procon-SP destaca uma lista intitulada “Evite esses sites”, contendo 78 domínios de empresas com histórico de reclamações e falhas na resposta ao órgão.

Curiosamente, sessenta e cinco desses sites estão fora do ar. Danilo Barsotti, CTO da Idwall, salienta a importância de verificar a segurança do site antes de fornecer dados pessoais ou realizar compras.

Quais sites se devem evitar?

Entre os sites ativos, muitos não possuem o protocolo de segurança HTTPS e são marcados como “não seguro” pelos antivírus. Essa lista do Procon duplicou em um ano e continua a ser atualizada com novos casos.

Os golpes mais comuns na Black Friday incluem links falsos, que simulam lojas oficiais para acessar informações sensíveis, e golpes envolvendo pagamentos com Pix, onde os dados do recebedor devem ser cuidadosamente verificados. Além disso, a invasão de contas, a fraude de pagamento, golpes em anúncios e ofertas muito atraentes são outras táticas comuns.

Para evitar problemas com sites falsos, a atenção é crucial. Barsotti alerta para o phishing, onde sites imitam lojas famosas para roubar informações de cartões de crédito. É vital examinar cuidadosamente o endereço do site e buscar possíveis inconsistências ou erros de digitação.

Em caso de golpe, o consumidor deve imediatamente entrar em contato com sua instituição financeira para notificar sobre a situação, além de alterar senhas e registrar um boletim de ocorrência. Denunciar o golpe ao Procon também é uma ação recomendada.

Confira abaixo os melhores horários para comprar

Os melhores horários para compras na Black Friday 2023, conforme as categorias, são:

  • Roupas e calçados masculinos: descontos aumentam a partir das 20h de quinta. Na sexta, as promoções crescem a partir das 9h e atingem seu auge às 23h.
  • Roupas e calçados femininos: iniciam às 13h de quinta, com o pico às 22h. Na sexta, a maior frequência de descontos é às 10h, com o pico às 17h.
  • Celular: promoções começam na manhã de quinta, com um pico às 13h e intensificação às 22h. Na sexta, a agitação começa à meia-noite e dura até 01h, retomando com frequência às 7h. Os descontos em smartphones se mantêm estáveis durante todo o dia até às 23h.
  • iPhone: segue padrão similar, com mais promoções de Android devido à maior variedade de modelos.
  • TV: promoções a partir das 21h de quinta, aumentando significativamente às 22h. Na sexta, as ofertas de TVs começam cedo, às 8h, com picos às 9h, 11h e 20h.
  • Eletrodomésticos: ofertas destacadas às 8h de quinta, com pico às 10h, crescimento às 18h e estabilidade até 23h. A madrugada de sexta também começa forte, entre 0h e 2h, com um aumento de promoções a partir das 9h e pico às 16h, finalizando a noite com um bom volume de ofertas.