Procon-SP notifica Netflix por cobrança em compartilhamento de senhas

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Netflix agora cobra por compartilhamento de senhas (Foto: Freepik)

Procon-SP notifica Netflix por cobrança em compartilhamento de senhas

A Netflix começa a enfrentar problemas pela cobrança de senhas compartilhadas na plataforma. É que o Procon-SP anunciou que a gigante do streaming foi notificada pela nova política da empresa. De acordo com um comunicado, o órgão contou que indagou o que busca com a notificação, enviada depois de receber diversas reclamações de consumidores sobre a empresa.

O Procon-SP quer entender o que ela está anunciando aos seus assinantes; se a empresa está adotando um novo critério de cobrança e como funcionará este novo sistema de acesso, além de outras informações relacionadas, para analisar possíveis infrações ao Código de Defesa do Consumidor.

Cobrança já está acontecendo

O que os adoradores de séries e filmes mais temiam aconteceu: a Netflix começou a cobrança do valor adicional de usuários que compartilham suas senhas da plataforma de streaming. O anúncio aconteceu na terça-feira (23) e se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter.

A partir de hoje, começaremos a enviar este e-mail [veja ao final da reportagem] para assinantes que compartilham a conta Netflix fora da própria residência no Brasil“, afirmou a empresa em comunicado.
A medida, que já estava em vigor desde o ano passado em outros países como Chile, Costa Rica, Peru, Argentina, República Dominicana, Honduras, El Salvador e Guatemala, custará R$ 12,90 por compartilhamentos para pessoas que estão em outras residências.

De acordo com a Netflix, o titular da conta pode adquirir um ponto extra ou transferir o perfil da outra pessoa, que, por sua vez, terá que pagar com uma nova assinatura. “A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam“, disse a plataforma.

Mas e em caso de viagem?

Caso o usuário titular da conta faça uma viagem, ele poderá fazer o procedimento de verificação com o código, com validade de até sete dias consecutivos. Os dispositivos que estiverem conectados à Internet na residência do proprietário da conta principal, não precisarão passar pela verificação que será adotada pela empresa.

A verificação de dispositivos ocorrerá com os seguintes passos:

Netflix envia um link para o endereço de e-mail ou número de telefone associado ao proprietário principal da conta.

O link abre uma página com um código de verificação de 4 dígitos.
O código deve ser inserido no dispositivo que o solicitou em até 15 minutos.
Se o código expirou, você precisará solicitar um novo código de verificação do dispositivo.
Depois de bem-sucedido, esse dispositivo pode ser usado para assistir à Netflix.
A verificação do dispositivo pode ser exigida periodicamente.