Olha a treta! Bug no Twitter restaura tuítes excluídos

Elon Musk
Elon Musk, dono do Twitter, é defensor da liberdade de expressão sem limites (Foto: Twitter)

Olha a treta! Bug no Twitter restaura tuítes excluídos

Com a patrulha da internet não se brinca, então, se você deletou tuitadas comprometedoras, é hora de checar novamente. Isso porque, de acordo com o The Verge, um bug no Twitter está recuperando mensagens já excluídas pelo usuário.

De acordo com um internauta, ele apagou todos os tuítes em novembro passado. “Cada um. Em seguida, executei o Redact e excluí todos os meus gostos, minha mídia e retweets”, disse o desenvolvedor de código aberto Dick Morrell. “Acordei hoje para encontrar 34 mil deles restaurados pelo Twitter, que presumivelmente trouxe um farm de servidores de volta. Agora re deletando. Isso mostra por que você NÃO deve usar o Twitter, nunca.

Não está claro o quão generalizado esse problema pode ser ou qual é a causa. Pode ser devido à ferramenta usada para excluir tuítes, enquanto alguns especularam que é causado por servidores do Twitter sendo movidos e acidentalmente restaurando os dados. O ZDNET relata que Morrell disse que mais de 400 pessoas afirmaram que tiveram problemas semelhantes, enquanto uma rápida pesquisa do The Verge com seus repórteres que excluíram mensagens em massa recebeu resultados mistos.

Problemas de gerenciamento

De acordo com a publicação, o que quer que esteja acontecendo, é outra demonstração da infraestrutura em ruínas do Twitter e da incapacidade de cumprir até mesmo as funções básicas que promete aos usuários. Algumas dessas falhas são anteriores à aquisição da empresa por Elon Musk. Mas houve um aumento nos bugs desde que Musk iniciou os disparos em massa, com usuários relatando falhas semelhantes, como tuítes privados tornados públicos.

Falha pode ser perigoso em países com ditadura

Para alguns, pode até parecer pouca coisa. Mas aponta para um problema maior. O Twitter ainda é uma ferramenta importante para ativistas, denunciantes e manifestantes em todo o mundo. Há uma razão pela qual a Turquia está forçando a empresa a bloquear certos tuítes durante as eleições em andamento. O Twitter ainda importa.

Mas se você for, digamos, um dissidente político em um país autoritário, a capacidade de excluir seus próprios tuítes pode ser crucial para sua liberdade. Apesar de toda a conversa de Musk sobre liberdade de expressão, a empresa segue dando mancadas com seus usuários nesse sentido.