Elon Musk acusa Microsoft de uso abusivo de dados do Twitter

Elon Musk
Elon Musk quer explicações sobre os usos dos dados de sua empresa (Foto: Divulgação)

Elon Musk acusa Microsoft de uso abusivo de dados do Twitter

Elon Musk não está nada contente com o uso da Microsoft do Twitter para coletar dados. O advogado de Elon Musk enviou uma carta ao CEO da Microsoft na quinta-feira (18) acusando a empresa de usar indevidamente os dados do Twitter, informou o The New York Times.

Uma cópia da carta de Alex Spiro obtida pelo The Verge mostra que a disputa envolve o uso da API do Twitter pela Microsoft – uma ferramenta de programação que permite que empresas externas acessem os dados da plataforma de mídia social.

É essencial para contas automatizadas do Twitter, como alertas de emergência postados por serviços meteorológicos e autoridades de transporte, mas também pode ser usado para analisar tweets. Spiro disse que a Microsoft operou oito aplicativos com a API, mas “pode ter violado várias disposições do acordo por um longo período de tempo“.

Embora os termos de uso proíbam “uso excessivo ou abusivo”, Spiro disse que os aplicativos da Microsoft recuperaram mais de 26 bilhões de tweets no ano passado, de acordo com o The Verge. Ele escreveu que o Twitter, portanto, solicita uma auditoria do uso da API da Microsoft, descrevendo todo o conteúdo do Twitter que foi retido e como foi usado.

Microsoft foi notificada

O Twitter causou uma tempestade em março, quando lançou níveis de pagamento para sua API, que antes era gratuita para todos os usuários. Embora os limites menores ainda sejam gratuitos, a Autoridade de Transporte Metropolitano de Nova York disse à Bloomberg que teria que pagar US$ 50 mil por mês pelo acesso.

Ele voltou à plataforma no início deste mês, depois que o Twitter reverteu a decisão. Um porta-voz da Microsoft confirmou ao Insider que “ouviu de um escritório de advocacia que representa o Twitter com algumas perguntas sobre nosso uso anterior da API gratuita do Twitter. Revisaremos essas perguntas e responderemos apropriadamente. Estamos ansiosos para continuar nossa parceria de longo prazo com a empresa”, acrescentou.

Hora do processo

Musk mirou na Microsoft por causa de sua parceria com o criador do ChatGPT, OpenAI, que ele cofundou. Ele disse que a OpenAI se tornou uma “empresa de lucro máximo efetivamente controlada pela Microsoft“.

Em uma aparente referência ao trabalho de IA da Microsoft, Musk twittou no mês passado: “Eles treinaram ilegalmente usando dados do Twitter. Hora do processo“. Isso foi em resposta à queda da publicidade em resposta às taxas da API. O Twitter também gastou milhões no desenvolvimento de seu próprio modelo de IA generativa.