Netflix detalha nova medida para barrar compartilhamento de senhas

Netflix
Netflix detalha como pretende acabar com o compartilhamento de senhas (Foto: divulgação).

A Netflix irá adotar um novo dispositivo para acabar com o compartilhamento de senhas na plataforma. O serviço de streaming pretende iniciar uma cobrança de usuários que utilizam a mesma conta em mais de um endereço, com o objetivo de barrar a queda no número de assinaturas, ainda que a medida seja rejeitada em primeiro momento.

Pessoas que moram em casas diferentes, ainda que sejam da mesma família, terão que pagar uma taxa extra para continuarem tendo acesso ao catálogo de filmes, séries e realitys. Segundo as informações do jornal O Globo. Para identificar a moradia principal, a Netflix usará informações como a conexão WI-FI, endereços IP, e IDs de dispositivos.

Caso uma conta seja acessada com frequência em outro local, o serviço de streaming fará a verificação, enviando e-mail com um código a ser inserido no dispositivo que tenta realizar a conexão. A cobrança não será feita automaticamente mas os dispositivos de diferentes localizações correrão o risco de terem o acesso bloqueado.

“Se uma conta Netflix for usada por um dispositivo que não esteja associado à residência do proprietário da conta principal, o dispositivo precisará ser verificado antes de poder ser usado para assistir à Netflix, diz a empresa.

Caso o usuário titular da conta faça uma viagem, ele poderá fazer o procedimento de verificação com o código, com validade de até sete dias consecutivos. Os dispositivos que estiverem conectados à Internet na residência do proprietário da conta principal, não precisarão passar pela verificação que será adotada pela empresa.

A verificação de dispositivos ocorrerá com os seguintes passos:

  • A Netflix envia um link para o endereço de e-mail ou número de telefone associado ao proprietário principal da conta.
  • O link abre uma página com um código de verificação de 4 dígitos.
  • O código deve ser inserido no dispositivo que o solicitou em até 15 minutos.
  • Se o código expirou, você precisará solicitar um novo código de verificação do dispositivo.
  • Depois de bem-sucedido, esse dispositivo pode ser usado para assistir à Netflix.
  • A verificação do dispositivo pode ser exigida periodicamente.