Por que os apresentadores da Globo estão usando roupa verde? Saiba mais

Por que os apresentadores da Globo estão usando roupa verde? Saiba mais
Por que os apresentadores da Globo estão usando roupa verde? Saiba mais (Foto: Globoplay/Reprodução)

Por que os apresentadores da Globo estão usando roupa verde? Saiba mais

Desde semana passada, alguns apresentadores estão aparecendo na TV Globo usando verde, deixando internautas intrigados. Não é apenas uma coincidência e tudo faz parte de um protesto chamado Movimento Esmeralda, que esconde um escândalo nos bastidores da emissora dos Marinhos.

Movimento Esmeralda e a denúncia de assédio na Globo

Na última sexta-feira (19), a revista Piauí, revelou um caso de assédio sexual e moral dentro da TV Globo. A mulher, com nome fictício de Esmeralda [para preservar a sua imagem], engenheira no setor técnico da emissora, foi assediada por colegas de trabalho e resolveu fazer essa denúncia de forma anônima para a mídia.

Os acusados de assédio não tiveram o nome divulgados pela reportagem, mas segundo a revista, um deles segue trabalhando normalmente na Globo, o que vem gerando revolta entre os colegas do Plim Plim. Esmeraldara disse que um ‘colega’: “chegou a calar sua boca com a mão e tentar estuprá-la em uma sala na sede de São Paulo”.

Protesto dos apresentadores

Diante dos fatos apresentados pela revista, como a não demissão de um dos acusados de assédio dentro da emissora, os apresentadores estão se vestindo de verde adotando ao movimento. Verde é a cor escolhida, por causa do nome fictício, que é uma pedra preciosa nesse tom, fazendo assim, um protesto silencioso.

No domingo, Luciano Huck apresentou usando um tom de verde discreto. Ana Maria Braga também adotou ao movimento e apareceu no Mais Você usando uma camisa da mesma cor, além de Felipe Andreolli. Patrícia Poeta, outra apresentadora de programa matinal, também usou o tom, durante o programa Encontro.

Quando‎ uma‎ de‎ nós‎ é‎ assediada‎ e‎ estuprada‎ dentro‎ da‎ empresa,‎ o‎ problema‎ é‎ de‎ todos.‎ A‎ história‎ de‎ Esmeralda‎ foi‎ publicada‎ pela‎ revista‎ Piauí‎ na‎ última‎ sexta-feira‎ (19/05),‎ nos‎ provocando‎ indignação e‎ revolta. Precisamos‎ sim‎ ser‎ ouvidas‎ para‎ que‎ abusos‎ assim‎ não‎ se‎ repitam!‎ Hoje‎ usamos‎ verde‎ em‎ apoio‎ à‎ Esmeralda‎ e‎ a‎ todas‎ as‎ mulheres‎ pelo‎ nosso‎ direito‎ a‎ um‎ ambiente‎ seguro‎ de‎ trabalho”, diz jornalistas que levaram o movimento a público.

A TV Globo já está sabendo das denúncias, que seguem em investigação e logo será julgada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília (DF). A emissora declarou que, tem um canal aberto para receber denúncias a todo momento, mas não se manifestou sobre o protesto de grandes nomes.