Político afirma para polícia federal que sabe quem matou Marielle Franco

Ailton Barros, aliado de Jair Bolsonaro admite saber quem mandou matar Marielle Franco
Ailton Barros, aliado de Jair Bolsonaro admite saber quem mandou matar Marielle Franco (Montagem: Reprodução)

Político afirma para polícia federal que sabe quem matou Marielle Franco

Um dos presos pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (3), diz saber quem é o mandante da morte da vereadora Marielle Franco. Em mensagens reveladas pela corporação, o ex-major do Exército Ailton Barros, ex-candidato a deputado estadual pelo PL-RJ, diz conhecer o responsável por por comandar o assassinato. A informação é da coluna Metrópoles. Ele foi preso no âmbito da operação da PF que investiga esquema de falsificação de dados de vacinação contra Covid-19, caso que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid.

Prisão de Ailton Barros pela PF

Ailton concorreu como deputado estadual pelo PL em 2022 se apresentando como “01 do Bolsonaro” na campanha. Ele tem uma série de fotos ao lado do ex-presidente e foi oficial da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), mas seguia carreira civil nos últimos anos. Em março de 2022, o bolsonarista foi exonerado de um cargo de assessor que ocupava na Casa Civil do governo do Rio de Janeiro. Ele foi preso por suspeita de participação na adulteração de vacinas de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Mauro Cid.

Ele foi preso no âmbito da operação da PF que investiga esquema de falsificação de dados de vacinação contra Covid-19, caso que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. Porém, até o momento, não há nenhuma informação de quem seja a pessoa que ele acusa ser o/a mandante do assassinato de Marielle Franco.

Quem mandou matar Marielle Franco?

Na coxia da equipe de transição do governo Bolsonaro para o governo Lula, o que mais se dava como certo, de novembro ao final de dezembro, era que em breve seria respondida uma pergunta que o país se faz desde 14 de março de 2018: quem mandou matar a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ)? A pergunta completa é: quem matou e quem mandou matar? Ao matarem Marielle, mataram também seu motorista, Anderson Gomes. Ocorre que os possíveis assassinos já estão presos: os ex-policiais militares Ronnie Lessa, o autor dos disparos, e Élcio de Queiroz, acusado de dirigir o carro usado no crime.

Finalmente, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou a instauração de um inquérito na Polícia Federal para ampliar a colaboração federal nas investigações sobre quem encomendou a morte de Marielle. Seria isso o que falta saber. O governador Cláudio de Castro, do Rio, está de acordo. Quem priva da intimidade de Dino garante que ele não daria esse passo se não estivesse convencido de que há fortes evidências sobre quem foi o mandante. O mistério parece próximo de ser desvendado.