Oscar 2023: Relembre polêmicas envolvendo a premiação

Oscar 2023
Chris Rock e Will Smith – polêmicas no Oscar (Imagem: Divulgação)

O Oscar 2023 já é neste final de semana, mas as polêmicas do ano passado são comentadas até hoje. Na cerimônia que revela os maiores destaques em cada categoria essencial para o cinematográfico, alguns imprevistos e gafes podem acontecer. O evento acontece neste domingo (12), às 21h, no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos. No Brasil, será transmitida no canal TNT e HBO Max.

Para começar, vale destacar a maior polêmica do Oscar 2022: o tapa dado por Will Smith em Chris Rock. O momento sem dúvidas foi o de maior destaque naquela noite, tanto que a maioria nem se lembra que Smith ganhou ao oscar de melhor ator por seu papel em King Richard. Naquela noite, o comediante estava como apresentador principal e fez uma piada de mau gosto sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa do ator.

Depois do ocorrido, Will foi banido da Academia por dez anos e buscou terapia. Depois do ocorrido ele pediu desculpas a Chris, porém o ator parece ter ressentimentos, pois continuou fazendo piadas em tom de alfinetada contra o ator de Hollywood. Recentemente, inclusive, o humorista que tem sua história contada na série Todo Mundo Odeia o Chris, comentou que assistiu ao filme Emancipation, com Smith no papel de um homem escravizado para ver o ator apanhando.

Vale destacar que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas criou uma “equipe de crise” para a premiação de 2023, para desta maneira, impedir qualquer imprevisto depois do tapa dado por Will. Essa informação foi confirmada pelo CEO da Academia, Bill Kramer [via Variety]. “Temos toda uma equipe de crise, algo que nunca tivemos antes, e muitos planos em andamento. Nós rodamos muitos cenários. Portanto, esperamos que estejamos preparados para qualquer coisa que não possamos antecipar agora, mas que estamos planejando para o caso de acontecer”, afirmou.

Uma outra polêmica no último Oscar aconteceu com Amy Schumer. Ela foi alvo de críticas depois de uma piada com Kirsten Dunst. Na ocasião ela se aproximou do marido da famosa, Jesse Plemons, e insinuou que a artista era uma figurante contratada pela Academia do Oscar e estava lá só para preencher espaço.

Ela chegou perto e tomou o assento de Dunst, a apresentadora ainda se virou para Plemons e fez mais piadas: “Jesse, eu amei você em ‘Ataque dos Cães’”.  Porém, o ator pareceu não ter gostado da brincadeira e cortou Schumer: “Sabe, esse era minha esposa, Amy”. “Você é casado com aquela figurante de plateia?”, questionou, ironizando. Mais tarde, mesmo explicando que tudo foi combinado, ela recebeu inúmeras críticas e até ameaças de morte.