Os trabalhos mais longevos entre os treinadores do Brasileirão

Abel Ferreira pelo Palmeiras
Abel Ferreira comanda o Palmeiras desde o fim de 2020 (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)

Os trabalhos mais longevos entre os treinadores do Brasileirão

Em abril, teremos o inicio de mais uma grande edição do Brasileirão. A liga nacional terá em 2023 os maiores campeões do torneio reunidos, além de outras equipes que podem surpreender.

Fora de campo, os times também se destacam. Para 2023, teremos 50% dos treinadores do Brasileirão sendo estrangeiros, um número alto que vem se tornando cada vez mais normal no Brasil.

Os sete treinadores mais longevos

Atualmente, apenas sete dos treinadores das 20 equipes são os mesmos há, pelo menos, 10 meses em seus cargos. Em 13 equipes, o trabalho ainda não completou 10 meses. De acordo com os dados do site estatístico Sofascore, confira os sete treinadores mais longevos atualmente no futebol brasileiro:

  1. Abel Ferreira – Palmeiras (29 meses)
  2. Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza) – 22 meses
  3. Rogério Ceni (São Paulo) – 17 meses
  4. Luís Castro (Botafogo) – 12 meses
  5. Vagner Mancini (América Mineiro) – 11 meses
  6. Mano Menezes (Internacional) – 11 meses
  7. Fernando Diniz (Fluminense) – 10 meses

Para encurtar ainda mais a lista, apenas Rogério Ceni (São Paulo), Vojvoda (Fortaleza) e Abel Ferreira (Palmeiras) comandaram suas equipes na primeira rodada do Brasileirão de 2022. Luís Castro, na época, já havia acertado com o Botafogo, mas não esteve presente no primeiro jogo do time pelo Campeonato Brasileiro do ano passado.

Coincidência vitoriosa

Curiosamente, os três treinadores há mais tempo no cargo, são aqueles com mais história no time. Pelo São Paulo, Rogério Ceni não conquistou títulos como treinador, mas é uma lenda como goleiro, e apesar de não ter conquistas como treinador no time, tem o respaldo da diretoria para trabalhar.

Vale lembrar que Rogério Ceni comandou o time no vice-campeonato do Paulistão e da Sul-Americana do ano passado.

Vojvoda no Fortaleza é um belo caso de sucesso, o treinador argentino levou o time para as duas últimas edições da Libertadores, já caiu na atual temporada, mas segue com um belo trabalho no Leão do Pici. Vale destacar a incrível arrancada do time no segundo turno do Brasileirão de 2022, de quase rebaixado para classificado na Libertadores.

O líder da lista é o treinador do time mais vitorioso no Brasil nos últimos anos. O casamento entre Abel Ferreira e Palmeiras deu muito certo. Finalista o Paulistão, o português pode conquistar o seu oitavo título comandando o alviverde. O Brasileirão de 2023 começa no terceiro final de semana do mês de abril (dias 15 e 16).