Limite de estrangeiros será maior no Brasileirão 2023

Luis Suárez será um dos estrangeiros no Brasileirão 2023
Luis Suárez será um dos estrangeiros no Brasileirão 2023 (foto: SILVIO AVILA / AFP)

O Conselho Técnico da CBF na última terça-feira (14) com representantes das 20 equipes da Série A do Campeonato Brasileiro trouxe várias novidades para o futebol no país em 2023, uma delas foi muito pedida pelos clubes e aprovada por unanimidade durante a reunião: o limite de estrangeiros vai aumentar no futebol brasileiro. A reunião aconteceu na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

Até 2022, o limite permitido era de cinco jogadores estrangeiros por clube, de agora em diante, o número máximo permitido aumentou para sete. A ideia dentro da Diretoria de Registro e Transferência da CBF é de que a medida transforme o futebol brasileiro em uma potência ainda mais, se consolidando como a liga mais forte da América do Sul. O ponto negativo é que, aumentando o número de estrangeiros, o interesse das equipes brasileiras em usar os atletas de suas categorias de base pode cair de forma bem considerável.

Exemplo de fora

Por muitos anos, o campeonato inglês era livre limites de estrangeiros. O lado bom é que isso ajudou a trazer várias estrelas internacionais do futebol para a liga, em consequência disso, a Premier League se tornou o campeonato mais forte em nível futebolístico e também economicamente

O lado ruim de toda essa evolução na Premier League, é que com tantos jogadores de fora, os jovens jogadores ingleses perderam espeço no futebol do próprio país. Isso só mudou em 2020, quando o Reino-Unido saiu da União Europeia. Após o movimento, a liga passou a ter uma restrição que obrigava as equipes do campeonato a contratarem jogadores ingleses. A “FA”, entidade que controla o futebol inglês, comunicou na época que a ação é para valorizar o futebol nacional: “Sabemos que estas medidas podem ter um impacto negativo no número de jogadores europeus que vão entrar no futebol inglês e isso pode resultar numa desvalorização dos campeonatos, mas pode ser uma oportunidade para os jogadores ingleses na ‘Premier League’, nas outras ligas profissionais e na liga feminina”.

Os donos do planoPara que o limite no futebol brasileiro aumentasse, a ideia partiu do São Paulo, que conta com oito estrangeiros no elenco. Durante o Paulistão 2023, o tricolor não pode relacionar todos eles nas partidas. Rogério Ceni, treinador do São Paulo, está sendo obrigado a fazer um revezamento entre os estrangeiros.

Atualmente na Série A do futebol brasileiro, os times que contam com mais estrangeiros no elenco são o próprio São Paulo (8), Athletico-PR (7), Corinthians (6) e Santos (6).