Netflix sofre boicote e perde clientes após taxa extra; descubra números

Netflix
Netflix perdeu clientes  (Foto: Freepik)

Netflix sofre boicote e perde clientes após taxa extra; descubra números

Os brasileiros não gostaram nada nada da nova taxa cobrada pela Netflix, que pede um valor extra para compartilhamentos de senhas em endereços diferentes. De acordo com a Sensor Tower, que também coleta dados das grandes plataformas de streaming, em maio, a Netflix perdeu 3% dos usuários ativos (MAUs), em comparação com maio de 2022. 

Enquanto isso, as concorrentes da gigante do streaming como o Star+ teve um crescimento de 60% de seus usuários — com a ajuda de transmissões de eventos esportivos da ESPN. A HBO Max cresceu 33% e a Globoplay 15%. Já o Prime Video teve uma queda de 9% de clientes no último mês.

Fora do Brasil, no entanto, a Netflix se manteve no mesmo patamar. Nos Estados Unidos, a empresa chegou a 7% a mais em downloads, contra 15% do Hulu, seu maior concorrente por lá.

Cobrança já está acontecendo

O que os adoradores de séries e filmes mais temiam aconteceu: a Netflix começou a cobrança do valor adicional de usuários que compartilham suas senhas da plataforma de streaming. O anúncio aconteceu na terça-feira (23) e se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter. De acordo com a Netflix, o titular da conta pode adquirir um ponto extra ou transferir o perfil da outra pessoa, que, por sua vez, terá que pagar com uma nova assinatura. “A conta Netflix deve ser usada por uma única residência. Todas as pessoas que moram nesta mesma residência podem usar a Netflix onde quiserem, seja em casa, na rua, ou enquanto viajam“, disse a plataforma.

A verificação de dispositivos ocorrerá com os seguintes passos:

Netflix envia um link para o endereço de e-mail ou número de telefone associado ao proprietário principal da conta. O link abre uma página com um código de verificação de 4 dígitos. O código deve ser inserido no dispositivo que o solicitou em até 15 minutos. Se o código expirou, você precisará solicitar um novo código de verificação do dispositivo. Depois de bem-sucedido, esse dispositivo pode ser usado para assistir à Netflix. A verificação do dispositivo pode ser exigida periodicamente.