Ministro dos Direitos Humanos ironiza Jair Bolsonaro em evento contra abuso infantil

Silvio Almeida alfineta Jair Bolsonaro em evento contra abuso infantil
Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida (Foto: Agência Brasil)

Ministro dos Direitos Humanos ironiza Jair Bolsonaro em evento contra abuso infantil

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, ironizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante evento para promover o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes na última quinta-feira (18), no Palácio do Planalto. Sem citar Bolsonaro diretamente, Silvio disse não querer que os jovens presentes no evento vivam “em um mundo em que o representante diga que ‘pintou um clima’ com adolescentes”. A fala é uma referência a uma declaração dada pelo ex-presidente durante um podcast gravado em outubro de 2022.

Confira a declaração de Silvio Almeida

O evento realizado no Palácio do Planalto foi em homenagem ao dia 18 de maio, quando se celebra o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Além de Silvio, a cerimônia contou com a presença do presidente interino e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

“Crianças e adolescentes, que todas as pessoas entendam de uma vez por todas: vocês merecem viver sem medo, sem violência, sem abuso e sem exploração. Quero viver em um país, em um mundo onde eu não tenha medo do fato minha filha ser preta, mulher, criança ou adolescente. Quero, ainda, viver num mundo em que eu não tenha medo da maldade da pessoa adulta que é capaz de matar o sonho da inocência. Não quero viver em um mundo em que o representante diga que ‘pintou um clima’ com adolescentes”, disse o ministro.

Segundo Silvio, a menção foi “uma referência a toda e qualquer fala que, de alguma maneira, diminua a importância e se combater a exploração infantil”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava em viagem ao Japão para a cúpula do G7, enviou um vídeo sobre o tema: “O Brasil será o país que protegerá cada criança e cada adolescente de qualquer forma de abuso”, afirmou o petista, que está em viagem oficial ao Japão. A primeira-dama, Rosângela da Silva (Janja), enviou uma carta, lida durante o evento.

Ações para o enfrentamento do abuso infantil foram mencionadas

O evento foi realizado em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas, a Childhood Brasil, a Rede Ecpat Brasil, o Freedom Fund, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o Instituto Alana. Na ocasião, também foram anunciadas outras ações do governo para prevenção, combate à exploração e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de violência sexual.

Desde o início do mês, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e seus parceiros institucionais, inclusive da sociedade civil, promovem uma série de ações com o objetivo de disseminar, desenvolver e implementar estratégias de combate à violência sexual e demais tipos de violência contra crianças e adolescentes.

Entre as entregas realizadas está no dia do evento, a assinatura de um protocolo de intenções pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Instituto Alana e Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes com o objetivo de fortalecer o engajamento de empresas com a adoção de medidas efetivas para promover os direitos de crianças e adolescentes em todas as suas atividades.