Jornalistas da Globo revelam “clima de desespero” e motivo é revelado

Demissões e revolta geram desespero entre jornalistas da TV Globo. Foto: Reprodução/ UOL
Demissões e revolta geram desespero entre jornalistas da TV Globo. Foto: Reprodução/ UOL

Jornalistas da Globo revelam “clima de desespero” e motivo é revelad

No meio desta semana, a TV Globo emitiu mais uma grande lista de demissão de profissionais do jornalismo. Como de costume, a emissora prepara um grande pacote de desligamentos e começa a anunciar os profissionais que não irão continuar mais por lá.

Semanas atrás, a companhia de comunicação já tinha desligado grandes nomes do jornalismo brasileiro, como o narrador esportivo Cleber Machado. No entanto, já haviam boatos de que teria uma “nova lista” de demissões, e o clima dentro da companhia era de completo desespero.

Ao todo, 15 profissionais foram demitidos nesta última quarta-feira (04). Segundo a emissora, essa medida é “necessária” para a evolução da empresa e continuidade. A maioria dos nomes demitidos possuem altos salários e um plano de saúde que não é mais adotado na contratação de novos profissionais por lá.

Globo demite novos profissionais e clima é de total desespero

Após o primeiro “corte” de 2023 na Globo, muitos jornalistas que trabalham dentro da empresa já começaram a se preparar para possíveis demissões em massa. Aliás, desde as últimas semanas, surgiram boatos de que a emissora iria, de fato, desligar mais pessoas.

Nos grupos de WhatsApp dos joranlistas que trabalham juntos na Globo, surgiram possíveis listas com os nomes de profissionais que seriam desligados, mas sem nada confirmado. A emissora tratou de comunicar todos os colaboradores que não faziam mais parte dos seus planos.

De modo geral, essa decisão é tomada em conjunto pela direção executiva do canal, mas avisada de maneira súbita aos jornalistas. Até por esse motivo, o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro revelou o seu descontentamento com a postura tomada pela empresa.

Globo afirma que demissões são normais em qualquer empresa

Em nota divulgada para alguns veículos de imprensa, a TV Globo afirmou que a empresa tem um compromisso com a evolução profissional. Por esse motivo, a emissora entende que o corte e desligamento de alguns profissionais é uma “processo natural” de aperfeiçoamento da companhia:

“Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”