Jornalista afirma que quadro do Faustão na Band acabou após ameaça de processo

Faustão na Band
Videocassetadas do Faustão na Band acabou após ameaça de processo. (Foto: divulgação/Band).

Na última semana, veio a notícia do fim do quadro das videocassetadas no Faustão na Band. Inicialmente, a decisão foi justificada por conta dos ajustes que o programa passou para iniciar sua nova temporada em 2023. Agora, segundo o colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, a atração foi alvo de ameaças de processo à emissora.

Autores de alguns dos vídeos exibidos no ano passado ameaçaram processar a Band, o que teria feito a equipe do programa retirar todo o conteúdo às pressas das redes sociais e plataformas digitais. Ainda segundo o veículo, não houve ação na Justiça.

A produção do programa teria ficado sabendo que uma notificação extrajudicial chegou à Band, enviada por empresas que vendem o conteúdo, principalmente dos Estados Unidos. Outros avisos sobre violação de direitos autorais foram dados no canal do programa, no YouTube.

Todo o conteúdo das videocassetadas foi removido rapidamente para evitar que a plataforma derrubasse outros vídeos do Faustão na Band, na plataforma. O canal no YouTube ajuda nas vendas com patrocinadores e tem mais de 120 milhões de visualizações. Por dia, cerca de 25 mil pessoas veem o programa através da página.

A equipe de mídia digital da Band recebeu a ordem de tirar tudo de Videocassetadas do canal do apresentador, ainda no segundo semestre do ano passado. Quando Faustão mostrava na TV os vídeos caseiros para o público, a transmissão no YouTube pulava para a próxima atração, et ficava adiantada em relação à televisão. Por conta disso, foi decidido o fim do quadro com a volta do programa a partir desta segunda-feira (6).

As videocassetadas surgiram no Domingão do Faustão, na Globo, em 1990. O quadro trazia cenas de acidentes domésticos e situações engraçadas em vídeos caseiros. Com a mudança de Faustão para a Band, o quadro foi transferido para a nova emissora e passou a fazer parte da abertura do programa, com menos tempo.