Faustão na Band decide acabar com quadro histórico

Faustão na Band
Faustão na Band acaba com as videocassetadas. (Foto: reprodução/Band).

Fausto Silva e sua equipe estão trabalhando nas novidades para o Faustão na Band em 2023. Entre as mudanças, o programa não contará mais com o histórico quadro das videocassetadas. Segundo as informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, o objetivo é dar uma nova roupagem ao programa, em seu segundo ano.

O quadro de vídeos caseiros já havia deixado de ser diário no final de 2022. De acordo com a apuração do site, para este ano, a produção entendeu que já era hora de encerrar a atração que estava sendo considerada ultrapassada e sem o mesmo efeito para segurar ou elevar a audiência.

Os primeiros programas da nova temporada do Faustão na Band começam a ser gravados a partir desta terça-feira (28). Ao longo da semana, o apresentador continuará no estúdio, adiantando o cronograma de gravações. A volta com edições inéditas está prevista para ir ao ar na próxima segunda-feira (6).

As videocassetadas surgiram no Domingão do Faustão, na Globo, em 1990. O quadro trazia cenas de acidentes domésticos e situações engraçadas em vídeos caseiros. Em sua fase inicial, o apresentador pedia para o público enviar seus registros para serem exibidos no programa e no final do mês o mais votado pelo auditório ganhava um prêmio.

O quadro logo tornou um sucesso imediatamente e no ano seguinte passou a ser exibido duas vezes, no início e no final do programa. A partir de 1996 a atração ficou concentrada como a última do Domingão do Faustão, garantindo uma boa passagem de audiência para o Fantástico.

Ainda em seus primeiros anos, as videocassetadas misturavam vídeos nacionais com gravações usadas em programas específicos nos Estados Unidos, como Totally Hidden Video, Candid Camera e America’s Funniest Home Videos. A produtora Vin Di Bona Productions era uma das principais fornecedoras para o programa dominical.

Com o passar dos anos os vídeos internacionais tomaram conta da atração, até que em 2011 a Globo começou a aceitar novamente que os telespectadores enviassem seus vídeos online pelo site oficial do programa. Com a mudança de Faustão para a Band, o quadro foi transferido para a nova emissora e passou a fazer parte da abertura do programa, com menos tempo.