Jogadores que brilharam no Corinthians após se destacarem no Paulistão

Chrystian é o novo reforço do Corinthian
Chrystian assina com o Corinthians

Jogadores que brilharam no Corinthians após se destacarem no Paulistão

Maior campeão da história do Paulistão, o Corinthians é um dos mais tradicionais clubes do Estado de São Paulo. Apesar disso, não conseguiu chegar nas finais deste ano no estadual e agora só jogará novamente em abril.

Além da tradição em títulos estaduais, o Corinthians também tem ganhado destaque de uma outra forma no Campeonato Paulista: contratação de destaques. O último foi Chrystian, que defendia o São Bernardo. Trouxemos mais quatro atletas com boas passagens pelo time do Parque São Jorge após se destacarem no Paulistão:

Alguns destaques

  • Paulinho

Começamos a nossa lista com aquele que hoje é ídolo do clube. Contratado em 2011 após se destacar pelo Bragantino, Paulinho fez sua estreia justamente na eliminação da Libertadores daquele ano contra o Flamengo.

Apesar do triste começo, o meia foi um dos principais nomes da conquista da Libertadores de 2012 com aquele histórico gol diante do Vasco nas quartas de final da competição. Além da taça continental, Paulinho também ajudou o time no título Mundial contra o Chelsea, também em 2012.

Em 2013, foi vendido ao Tottenham, da Inglaterra. Em seu currículo, também soma passagem pelo Barcelona e Seleção Brasileira, disputando a Copa do Mundo de 2014 e 2018.

Paulinho foi campeão do Mundo em 2012 pelo Corinthians
Paulinho em ação de marketing do Corinthians para o mês das mulheres
  • Romarinho

Um dos grandes xodós da torcida corinthiana, Romarinho foi contratado em 2012 após se destacar pelo Bragantino. Em seu primeiro toque na bola em uma partida de Libertadores, Romarinho fez o gol de empate do Corinthians contra o Boca Juniors-ARG na primeira partida da final da competição.

Outro destaque curioso do antigo camisa 31, eram os confrontos contra o Palmeiras, grande rival alvinegro. Em cinco duelos contra o alviverde, Romarinho marcou cinco gols.

Vale lembrar que até hoje, mesmo jogando longe do Corinthians desde 2014, Romarinho gosta de aparecer para brincar com o rival.

Romarinho em histórico gol diante do Boca Juniors
Romarinho marcando gol em La Bombonera contra o Boca Juniors (Foto: Reprodução / Twitter)
  • Elias

O volante Elias chegou no alvinegro após boa passagem pela Ponte Preta no estadual de 2008. Ídolo corinthiano, o atleta hoje está aposentado, mas foi fundamental na campanha do título da Série B em 2008 e da Copa do Brasil de 2009.

Em sua segunda passagem pelo Corinthians, Elias voltou ao time titular e foi campeão do Campeonato Brasileiro de 2015.

Elias pelo Corinthians
Elias soma duas passagens vitoriosas pelo Corinthians (Foto: Reprodução / Twitter)
  • Clayson

Não entra na prateleira dos grandes ídolos corinthianos, mas foi fundamental no título brasileiro do alvinegro em 2017. Na campanha do hetpa do Brasileirão, Clayson foi um dos principais nomes ofensivos do time do Corinthians.

O atacante chegou no alvinegro após o Paulistão 2017, onde chegou na final com a Ponte Preta e acabou sendo derrotado justamente pelo Corinthians. Além do título brasileiro de 2017, Clayson também conquistou o Paulistão 2018 e 2019 pelo time do Parque São Jorge.

Clayson pelo Corinthians
Clayson foi campeão brasileiro pelo Corinthians (Foto: Reprodução / Twitter)
  • Douglas

Chegou ao clube em 2008 depois de se destacar no São Caetano. Justamente no ano em que o Corinthians disputaria a Série B do Brasileirão, o meia foi o maestro do time na campanha campeã do alvinegro.

Além da Série B, Douglas também esteve presente no elenco campeão do Mundial de Clubes de 2012. Seu destaque fica para a grande assistência no gol de Guerrero pela semifinal da competição.

Douglas pelo Corinthians
Meia Douglas foi campeão da Série B e do Mundial de Clubes pelo Corinthians (Foto: Reprodução)

Menções honrosas

Não foram apenas os quatro que conseguiram participar de boa parte da história corinthiana após se destacarem no Paulistão, existem alguns outros jogadores com boas passagens pelo alvinegro:

  • Guilherme (meia) – Chegou em 2012 após destaque na Portuguesa
  • Walter (goleiro) – Chegou em 2013 após destaque no União Barbarense
  • Felipe (goleiro) – Chegou em 2007 após destaque no Bragantino
  • Petros (meia) – Chegou em 2014 após destaque no Penapolense
  • Bruno César (meia) – Chegou em 2010 após destaque no Santo André

Mais um destaque?

Com Chrystian, a expectativa é de que a sina de bons reforços do Paulistão siga acontecendo no alvinegro. Pelo Paulistão de 2023, o atacante foi um dos principais nomes da boa campanha do São Bernardo na primeira fase da competição.

Veja os números de Chrystian no Campeonato Paulista de 2023 de acordo com o site de estatísticas Footstats:

  • 13 jogos
  • 4 gols (melhor do time)
  • 1 assistência
  • 14 passes para finalizações (2° melhor do time)
  • 11 dribles (melhor do time)
  • 11 desarmes
  • 30 faltas sofridas (maior do time)
  • 2 pênaltis sofridos (maior do time)