Janja se pronuncia após ter rede social invadida

janja-twitter
Janja se pronuncia após ter Twitter hackeado. (Reprodução/Instagram)

Após o ataque hacker em seu perfil do X, antigo Twitter, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva veio a público pela primeira vez comentar o caso. No Instagram, Janja lamentou o episódio e comparou com ataques misóginos nas redes sociais que, segundo ela, mulheres sofrem ‘‘diariamente’’.

O pronunciamento de Janja

A primeira-dama reforçou a revolta com os ataques ofensivos e machistas que as mulheres sofrem na internet. ‘‘É comprovado que nós, mulheres, somos as que mais sofrem com os ataques de ódio aqui nas redes (…) Eu já estou acostumada com ataques na internet, por mais triste que seja se acostumar com algo tão absurdo. Mas a realidade é que a internet é um espaço potente para o bem e para o mal’’, declarou Janja.

Entenda o ataque ao perfil de Janja

A invasão teve início por volta das 21h30, quando insultos e linguagem ofensiva começaram a circular. A maioria dos ataques foi dirigida a Janja, com comentários de teor misógino e intolerante.

Junto a Janja, um dos nomes mais mencionados foi o de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal. “O Alexandre de Moraes é bandido e logo vai sofrer impeachment. Nada que ele faça vai impedir a gente de falar a verdade, enquanto tenho tempo falarei mais e mais’’, afirmou o invasor. O responsável também fez alegações relacionadas ao mensalão, o escândalo de compra de votos envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT) durante o primeiro governo Lula.

Investigação

A Secom (Secretaria de Comunicação Social) comunicou o acionamento da Polícia Federal e do X (ex-Twitter) após o ataque cibernético ao perfil de Janja na plataforma. Em comunicado, o órgão manifestou repúdio à invasão à conta da esposa do presidente Lula, assegurando a adoção de “todas as providências necessárias” diante do ocorrido. A Polícia Federal confirmou que a Diretoria de Crimes Cibernéticos conduzirá a investigação do incidente.

Confira: