São Paulo terá passagem de ônibus gratuita aos domingos

ricardo-nunes
Ricardo Nunes anuncia tarifa zero aos domingos. (Reprodução/Instagram)

Começando no próximo dia 17, o transporte público municipal da cidade de São Paulo terá uma novidade: as passagens de ônibus passarão a ser gratuitas nos domingos. A medida foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes nesta segunda-feira (11/12).

Como será na prática?

Ao contrário de outras situações mais extraordinárias em que a passagem de ônibus foi gratuita, os usuários terão que entrar pela porta da frente e passar pela catraca normalmente. Anteriormente, os passageiros entraram pela mesma porta que dá acesso à saída. Isso aconteceu, por exemplo, nos dias de eleição durante o ano passado.

A dinâmica operacional vai ser diferenciada das outras oportunidades em que foi concedida a gratuidade de transporte“, explicou o diretor-presidente da SPTrans, Levi Oliveira. “Desta vez, a catraca vai ficar utilizável. Então, o passageiro vai encostar o bilhete no validador e a catraca vai ser liberada sem o pagamento da tarifa“, completou.

Mas quem não tiver o Bilhete Único não precisa se preocupar. Nesse caso, o cobrador ou motorista irá fazer a liberação da catraca quando solicitado. De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, a utilização da catraca é uma ferramenta para a prefeitura contabilizar os efeitos práticos da nova política pública.

Os efeitos da medida

Nomeado como Domingão Tarifa Zero, o novo programa do governo de Ricardo Nunes irá gerar uma queda de renda anual de R$ 283 milhões aos cofres públicos da cidade. O prefeito, porém, tem a expectativa de que a tarifa zero aos domingos possa desenvolver a economia da capital. Sobre a medida, o prefeito declarou: “Vai dar uma condição de bem-estar muito importante e geração de atividade econômica forte aos domingos“.

‘‘Não será necessário fazer incremento de recursos ou ampliação do número de linhas. Vamos deixar de receber o valor da tarifa que é pago aos domingos, que soma R$ 280 milhões no ano. Mas quando a gente paga e já tem o subsídio do transporte, em que se tem 60% de ociosidade, tecnicamente estará zerado esse custo, porque a gente vai levar benefícios para a população. Então, tecnicamente, não existe um aumento de recurso’’, explicou o prefeito.

Além dos domingos, a passagem será gratuita também nos feriados que comemoram o Natal, Ano Novo e Aniversário de São Paulo.

Confira: