Jair Bolsonaro surpreende com decisão que pode mudar rumo das próximas eleições

Jair Bolsonaro e família pretendem se candidatar ao Senado em 2026
Ex-presidente da República Jair Bolsonaro (Imagem: Reprodução)

Jair Bolsonaro surpreende com decisão que pode mudar rumo das próximas eleições

O portalConexão Política conversou, sob a condição de anonimato, com fontes ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para saber se há uma movimentação interna no Partido Liberal em torno das próximas eleições no país. A resposta é sim, e envolve, principalmente, Bolsonaro. No último domingo (16), um veículo de grande circulação no país disse, entre outras coisas, que o direitista cogita a possibilidade de ser candidato ao Senado Federal em 2026. De modo reservado, aliados políticos e pessoas próximas confirmaram a informação a este jornal digital. Bolsonaro externou que pretende se candidatar à Casa Alta do Congresso.

A decisão de Jair Bolsonaro

Inicialmente, a possibilidade foi ventilada pelo cacique Valdemar Costa Neto, que não esperava uma resposta tão positiva. No entanto, desde que chegou dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro tem visto a ideia com muito bons olhos. A reação do militar da reserva surpreendeu, é claro. Para 2026, o entendimento que tem sido explorado é a tentativa de repetir o feito de 2022 no Legislativo. O foco, então, seria conquistar um número ainda mais expressivo de deputados federais e, especialmente, senadores, na próxima eleição.

Família Bolsonaro ‘em peso’ na política

Família Bolsonaro estaria planejando "dominar" o Poder Legislativo em 2026
Família Bolsonaro: Eduardo, Heloísa, Jair, Michelle, Flávio e Fernanda Bolsonaro (Imagem: Reprodução)

Outro ponto em discussão, contudo, é a junção da família no pleito geral futuro. Se tudo se confirmar, os filhos do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro, além da ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, também entrarão na disputa ao Senado, compondo um superbloco bolsonarista. Em efeito cascata, além da garantia dos quatro nomes, o PL teria também a presença física e constante do clã parental.

Há também um outro fator que chama ainda mais atenção: o reduto eleitoral de origem. Jair Bolsonaro sairia do seu estado, o Rio de Janeiro, e se lançaria candidato em uma outra zona. O intuito é colocá-lo na disputa por um lugar que o elegeria sem nenhuma dificuldade. Os estados com maior índice de bolsonarismo serão colocados como prioridade no radar. São eles: Mato Grosso, Distrito Federal, Roraima e Rondônia, com probabilidade superior nos dois últimos locais citados.