Jair Bolsonaro recebe prazo do TSE para se defender em processo

Ex-Presidente Jair Bolsonaro tem prazo determinado para se defender em processo no TSE
Ex-Presidente Jair Bolsonaro tem prazo determinado para se defender em processo no TSE (Montagem: Reprodução)

Jair Bolsonaro recebe prazo do TSE para se defender em processo

Na última sexta-feira (31), o Ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu prazo de dois dias para a defesa de Jair Bolsonaro apresentar alegações finais na ação que pode acarretar na inelegibilidade do ex-presidente. Inelegibilidade, significa que dependendo da decisão tomada pelo Tribunal, o ex-presidente não poderá se reeleger ao cargo no Brasil.

O ministro encerrou a fase de instrução (que é uma fase investigatória, onde também se ouve as testemunhas), de uma das ações que contestam a conduta de Jair Bolsonaro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022, quando atacou as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas.

“O rico acervo probatório reunido nos autos, que foi formado com ampla participação das partes e do MPE, esgota as finalidades da instrução, razão pela qual cumpre encerrar a presente etapa processual”, afirmou o ministro na decisão. A minuta de golpe apreendida pela Polícia Federal (PF) na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres está entre as provas que fazem parte do processo. Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), Torres disse que não sabe quem é o autor da minuta e disse que o documento é “totalmente descartável” e “sem viabilidade jurídica”.

O ex-Presidente teve o voo mais monitorado do Mundo para chegar ao Brasil

O voo que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de Orlando, nos Estados Unidos, para Brasília, no Distrito Federal, foi o mais monitorado do mundo na plataforma FlightRadar24, site que mostra o rastreamento de voos em tempo real. Em determinados momentos da viagem de 7 horas e 30 minutos, cerca de 4 mil pessoas acompanharam o trajeto da aeronave que trouxe o político.

A viagem de Jair Bolsonaro foi feita em um Boeing modelo 737 MAX 8 da Gol Linhas Aéreas que trazia em sua fuselagem uma pintura temática da série de filmes e livros Harry Potter. A aeronave decolou do Aeroporto de Orlando às 22h08 pelo horário local (23h08 de Brasília) nesta quarta-feira (29) e pousou no Aeroporto Internacional de Brasília às 6h38 desta quinta (30).

Chegada ao Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (30), após passar três meses nos Estados Unidos. O voo comercial chegou ao Aeroporto Internacional de Brasília por volta das 6h40. No saguão, alguns apoiadores esperavam o ex-presidente. Jair Bolsonaro, no entanto, saiu por uma rota reservada e seguiu, em comboio escoltado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para um evento fechado com familiares e aliados.

Na chegada ao prédio, Bolsonaro foi recebido pelo presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e pelo ex-ministro Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022. O ex-presidente fez um aceno rápido a apoiadores na porta do edifício, e voltou para o evento sem dar declarações.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!