Greve dos roteiristas em Hollywood afeta produção de séries, filmes e programas

Greve dos roteiristas
Greve dos roteiristas nos EUA afeta produção de Talk shows. (Foto: reprodução/redes sociais).

Greve dos roteiristas em Hollywood afeta produção de séries, filmes e programas

Com o início da greve dos roteiristas de Hollywood nesta terça-feira (2), várias produções já começaram a sentir os impactos. Os talk shows noturnos da TV dos Estados Unidos estão sendo os principais afetados nestes primeiros dias e pararam com a gravação de programas inéditos.

Talk Shows fora do ar

A NBC anunicou que o “Tonight Show Starring Jimmy Fallon” seria uma reprise de abril. O “Late Night With Seth Meyers” cancelou um programa que deveria apresentar uma entrevista com a atriz Rachel Weisz, substituindo-o por uma reapresentação de uma edição de fevereiro.

Novos episódios dos programas de Stephen Colbert e Jimmy Kimmel também foram cancelados. O “Saturday Night Live” cancelou uma edição agendada para este fim de semana que teria Pete Davidson como apresentador. A NBC informou que irá “exibir repetições até novo aviso”, abrindo a possibilidade de que o programa não consiga terminar sua 48ª temporada com um final.

Poucas horas após o anúncio da greve dos roteiristas nos EUA, centenas dos membros do sindicato ocuparam um quarteirão inteiro em Nova York. Reunidos do lado de fora de um evento da NBCUniversal na Quinta Avenida, os profissionais gritavam “Sem contrato, sem conteúdo” e exibiam cartazes com slogans de protesto.

No caso de séries e filmes, os efeitos da greve dos roteiristas devem ser notados pelo público apenas se ela se estender por um tempo significativamente maior, porque o processo de produção para estas atrações leva meses ou até mesmo mais de um ano. Ainda não se sabe quanto tempo deverá durar a paralização dos roteiristas.

Roteiristas pedem melhores condições de trabalho

De acordo com as informações do Deadline, o Writers Guild of America (WGA) tomou decisão pela greve após tentativas mal sucedidas de acordo entre os estúdios, as plataformas de streaming e talentos para um aumento nos salários. AppleNetflixAmazonDisneyWarner Bros. DiscoverySonyParamount e NBC Universal estão entre os envolvidos nas negociações.

Entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais. a decisão foi tomada durante as negociações salariais dos roteiristas com os principais conglomerados de entretenimento.