Família é detida por apologia ao nazismo; Adolescente está entre os envolvidos

Polícia apreendendo imagens nazistas
Adolescente é preso por apologia ao nazismo (Foto: Policia Civil/Divulgação)

Família é detida por apologia ao nazismo; Adolescente está entre os envolvidos

Um adolescente de 14 anos foi detido e seus pais presos em flagrante, por apologia ao nazismo, nesta terça-feira (11),  na cidade de Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As informações são da polícia civil do estado, que divulgou as imagens dos artefatos criminosos da família, nesta quarta.

A polícia informou à TV Globo, que chegou até o local após monitorar mensagens publicada pela família em questão, nas redes sociais, sobre nazismo. Sendo assim, conseguiram um mandato de busca e apreensão para entrar na casa do casal e por lá, encontraram diversas bandeiras com símbolo nazista e imagens de Hitler, o idealizador do nazismo.

Artefatos nazistas e apreensão

Além das bandeiras, imagens reverenciando o nazismo e seus ídolos, como Adolf Hitler, da Alemanha, e Benito Mussolini, da Itália, a polícia civil também encontrou armas brancas como facas e canivetes e também foi encontrado um simulacro de arma de fogo. O arsenal foi apreendido pela polícia civil do estado.

“A gente apresentou o adolescente e os pais, o pai e a mãe, à polícia exatamente porque não tinha como não estar sabendo do que estava acontecendo naquela casa dado o farto material que foi apreendido”, disse o delegado Marco Antônio de Souza, à Globo. A bandeira do adolescente, inclusive, seria um presente do pai para o filho.

O que vai acontecer agora?

O caso vai ser investigado pela polícia do Rio Grande do Sul, por meio de sigilo policial, após apreender todos os artefatos da família. Apologia ao nazismo é crime no Brasil, previsto na Lei 7.716/1989 e a pena pode variar reclusão de um a três anos e multa ou reclusão de dois a cinco anos e multa, se foi cometido online.

Além disso, é descrito no artigo que, fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo, pode gerar reclusão de dois a cinco anos e multa.

O adolescente será julgado de maneira separada dos pais, visto que, na Constituição, a maioridade penal só é alcançada aos 18 anos. O nome dos suspeitos não foram divulgados.