Ex-deputado condenado e preso no RJ apresenta possível traumatismo craniano

Roberto Jefferson levanta suspeitas de traumatismo craniano
Ex-deputado Roberto Jefferson (Imagem: Reprodução)

Ex-deputado condenado e preso no RJ apresenta possível traumatismo craniano

O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) teria desmaiado, caído na cela e tido um ‘possível traumatismo craniano’ na sexta-feira (2). A informação é do jornal O Globo do último sábado (3). De acordo com a publicação, o relato consta em um laudo médico enviado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio ao Supremo Tribunal Federal (STF). O documento pede autorização para realização de exames fora da penitenciária em que o político em que o político está preso desde outubro do ano passado.

O documento entregue ao tribunal citaria ainda um quadro de depressão e perda de 16,5 quilos em 7 meses por falta de alimentação adequada. O laudo diz que Jefferson recusa alimentação há dois dias. Ainda de acordo com o jornal, a Seap relatou que Jefferson diz, após a queda, “ouvir vozes com mensagens inconsistentes com a realidade” e tem um “estado geral ruim”.

O laudo foi enviado pela Seap-RJ na sexta-feira, após ordem do ministro Alexandre de Moraes para que o órgão informasse o estado de saúde de Roberto Jefferson. Antes da decisão sobre a liberação, a Corte aguardava manifestação da Procuradoria-Geral.

Atualizações do estado de saúde do ex-deputado

Dias atrás, a defesa do ex-deputado já havia alegado ‘risco de vida’ e ‘gravíssimo estado de saúde’ ao pedir a transferência do extremista para o Hospital Samaritano em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Jefferson está no Complexo de Gericinó, em Bangu, e tem sido atendido no Hospital Penitenciário Hamilton Agostinho. O Hospital deu atualizações sobre o quadro médico: Jefferson não está com traumatismo craniano.

Essa possibilidade foi levantada por uma laudo feito pelo serviço médico da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap-RJ). Exames feitos no Hospital Municipal Pedro II neste domingo (4), porém, descartaram essa possibilidade. Com autorização do ministro Alexandre de Moraes, o ex-deputado foi transferido neste domingo para uma unidade privada de saúde neste domingo, o Hospital Samaritano Botafogo, na Zona Sul do Rio. No local ele fará mais exames e tratamento até ter condições de voltar para a cadeia – sem prazo estabelecido. Uma escolta policial acompanha o ex-deputado o tempo todo no hospital particular.

Por que Roberto Jefferson está preso?

Jefferson está preso desde outubro do ano passado, quando atirou cerca de 50 vezes contra quatro policiais federais que foram até a sua residência para cumprir um mandado expedido pelo próprio Alexandre de Moraes. Ele responde por tentativa de homicídio contra os servidores. Jefferson responde ainda por posse ilegal de armas e munições, posse de três granadas adulteradas e resistência qualificada.