Erro na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda? Saiba o que fazer

Saiba o que fazer com erro na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda
Saiba o que fazer com erro na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Erro na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda? Saiba o que fazer

A Receita Federal criou a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda para dar mais comodidade ao contribuinte no momento de prestar contas. No entanto, essa modalidade pode gerar dor de cabeça em caso de erro. Divergências de valores, dados incompletos e informações duplicadas deixam o declarante em dúvida.

Em casos assim, a Receita Federal oriente o contribuinte a se basear nos comprovantes e nos documentos físicos (ou em arquivos eletrônicos) para fazer o preenchimento da declaração. De acordo com o “leão”, o contribuinte é o responsável pela declaração, e isso obriga a revisão dos dados automáticos enviados no documento pré-preenchido. Isso porque, posteriormente terá o cruzamento de informações, com as duas partes podendo ser chamadas para prestar esclarecimentos.

O que fazer ao errar no Imposto de Renda

“Independentemente da informação existente na pré-preenchida, a declaração do Imposto de Renda deve refletir os comprovantes que o contribuinte possui. Assim, se ele tiver comprovante de uma despesa ou rendimento em um valor e a pré-preenchida tiver valor diferente, deve ser declarado o que estiver comprovado”, disse a Receita Federal em nota enviada à Agência Brasil.

No caso de conterem informações desconhecidas, a orientação da Receita Federal é a exclusão dos dados. “Se aparece na declaração pré-preenchida informação que o contribuinte desconhece, ele deve excluir de sua declaração. Somente devem ser apresentadas na declaração as informações que o contribuinte puder comprovar”, explicou.

Já no caso da falta de dados, o contribuinte terá que prestar a informação baseado nos comprovantes que possui. Se houver informação errada prestada pelas empresas e por profissionais autônomos que abasteceram a declaração pré-preenchida, a Receita orienta o contribuinte a contatar a fonte (empregador, médicos, clínicas, planos de saúde, bancos, imobiliárias ou outros) para um esclarecimento sobre os motivos da divergência ou para pedir a retificação dos dados.

Os problemas dos contribuintes

De acordo com balanço mais recente da Receita Federal, com dados até o dia 19 de abril, a declaração pré-preenchida foi utilizada por pouco mais de 3,2 milhões de contribuintes. Esse número representa 22% das cerca de 15 milhões de Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física enviadas até essa mesma data.

Os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida até essa data relataram como principais erros, as despesas médicas, valores ou dados errados em ações judiciais, dados incompletos ou valores errados em investimentos, ausência de valores e de dados sobre aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com informações da Agência Brasil.