Deputada Júlia Zanatta acusa Parlamentar de importunação sexual

Deputada Júlia Zanatta acusa colega de Parlamento de assédio
Deputada Júlia Zanatta acusa colega de Parlamento de assédio (Imagem: Reprodução)

Deputada Júlia Zanatta acusa Parlamentar de importunação sexual

Nesta quarta-feira (12), a Deputada Federal Júlia Zanatta (PL-SC), acusou o seu colega de Parlamento, o também Deputado Federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) de ter cometido importunação sexual contra ela, durante uma tumultuada sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, que ocorreu na última terça-feira (11). A própria deputada publicou imagens do incidente.

Na publicação, Júlia Zanatta detonou Márcio: “Nunca dei liberdade para esse deputado e nem sabia qual era o nome dele, mas ele se sentiu LIVRE para chegar por trás de mim. A sorte que alguém pegou a cena ABSURDA!”, relatou em suas redes sociais. Procurada, a parlamentar disse que Jerry teria dado um “cheiro em seu pescoço”.

Júlia Zanatta além de expor o deputado, completou seu post no Instagram comparando a reação do Plenário se fosse a importunada fosse uma deputada de esquerda e o importunador de direita: “Deputado do Partido Comunista do Brasil do estado do Maranhão, Marcio Jerry. Se fosse uma deputada de esquerda e um deputado de direita: já sabem né?”.

Providências

O deputado e ex-delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) publicou um vídeo em que é possível ver o momento em que Márcio Jerry fala no ouvido de Júlia Zanatta. — Quarenta anos de mandato — diz. Bilynskyj afirmou que entrará com representação na Comissão de Ética contra o deputado do PCdoB. Além dele, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também se manifestou no Instagram da parlamentar dizendo: “Atitudes serão tomadas! Conte comigo, Dep.” Procurado pela reportagem, Márcio Jerry ainda não retornou o contato.

O que é importunação sexual?

O crime de importunação sexual está previsto no artigo 215-A do Código Penal brasileiro, e tem como característica o ato de um indivíduo praticar algum ato libidinoso (beijo forçado, sexo oral, sexo anal, apalpar as genitálias), sem a anuência da vítima, ou seja, sem que a vítima aceite. O propósito do importunador é satisfazer o seu mero prazer ou de outra pessoa.

O caso precisa ser devidamente investigado para que seja apurado se ocorreu realmente a importunação sexual ou não. Embora algumas pessoas denominem esse tipo de atitude como assédio sexual, ele não se amolda ao ato praticado pelo Deputado, pois para que o assédio sexual se configure, o importunador deve ter um grau hierárquico superior ao da vítima, o que não é o caso, visto que Júlia Zanette e Márcio Jerry possuem o mesmo cargo.