De Caetano Veloso a Tim Maia: 5 discos que completam 50 anos em 2023

álbuns 50 anos
Caetano e Gil celebram 50 anos de dois álbuns em 2023 (Montagem: Reprodução/Instagram/Divulgação)

2023 será um ano que alguns álbuns irão celebrar 5 décadas de existência. De Caetano Veloso a Tim Maia, a música brasileira tem um acervo pulsante. Confira a lista com alguns discos que fazem 50 anos no próximo ano:

O quinto álbum de estúdio de Caetano Veloso, intitulado de Araçá Azul, foi gravado em São Paulo em 72, mas foi lançado em janeiro de 1973, pela gravadora Philips Records.
Nele, o baiano resolve experimentar novos caminhos, após sua volta do exílio em Londres. A escolha de Caetano não agradou o público, que na época resolveu devolver o disco. Apesar do pequeno desastre de vendas, Araçá Azul mostra que cantor transborda musicalidade com influências de grandes poetas concretistas.
Além da faixa-título, o álbum leva mais 9 faixas. São elas: Viola, meu Bem, De Conversa – Cravo e Canela, Tu me Acostumbraste, Gilberto Misterioso, De Palavra em Palavra, De Cara – Eu Quero essa Mulher Sugar Cane Fields Forever, Júlia – Moreno e Épico.
álbuns
Álbum Araçá Azul

Gilberto Gil – Cidade do Salvador 

O fiel amigo de Caetano, o cantor Gilberto Gil, também lançou sua arte em forma de disco em 1973. Gil resolveu se aventurar com álbum Cidade do Salvador, que evidência o violão em suas melodias. Com antecessor de Refazenda (1975), o cantor trouxe 13 canções, dentre elas o sucesso Eu Só Quero um Xodó, música do eterno rei do baião, Luiz Gonzaga (1912-1989). O hit Meio de Campo também fez parte do celeiro do álbum.

Para alguns, a descoberta da relíquia foi um verdadeiro presente. “Maravilhoso este álbum! Não conhecia. Sensacional! Com todo peso de uma artista iniciante, corajoso, experimental e poético”, escreveu a fã identificada como Michelle de Paulo Santana.

álbuns
Álbum Cidade do Salvador de Gilberto Gil

Gal Costa – Índia

Em 1973, Gal Costa (1945-2022) lançava o seu sexto álbum de estúdio, o projeto Índia, nome também de uma das suas maiores canções. O álbum, produzido pelo ilustre Gilberto Gil, teve marcas da ditadura militar quando a capa do disco foi censurada.

A medida construída da época só foi derrubada oficialmente em 2015. Em suas redes sociais, Gal celebrou a conquista. “Capa do disco Índia censurada nos anos 70 e agora liberada para nosso deleite, incluindo o meu”,

Ao todo, Índia contém 9 músicas. Um dos seus maiores sucessos está na faixa Volta, do compositor Lupicinio Rodrigues (1914-1974), e conhecida na voz marcante de Gal Costa.

álbuns
Álbum Índia Gal Costa (Foto: Reprodução/Instagram)

Tim Maia – Tim Maia 

Lançado pela gravadora Phonogram, Tim Maia (1942-1998) lançou seu quarto álbum de estúdio, autointitulado de Tim Maia. Sem sombra de dúvidas, o maior projeto do cantor carioca. Com o álbum, o compositor traz dois de seus maiores sucessos: Réu Confesso e Gostava Tanto de Você.

álbuns
Álbum Tim Maia (Reprodução/Wikipedia)

Elis – Elis Regina

A lendária Elis Regina (1945-1982) também deixou sua marca no quarto ano dos anos 70. O trabalho da época foi o álbum Elis, com as faixas: Oriente, O Caçados de Esmeralda, Doente, Morena, Agnus Sei, Meio de Campo, Cabaré, Ladeira da Preguiça, Folhas Secas, Comadre É com esse que Eu Vou. Quatro dessas canções, foram composições de Gilberto Gil.

Elis Regina
Álbum Elis (Foto: Reprodução/Instagram)