Cruzeiro cai no estadual e perde o treinador

Técnico deixa o Cruzeiro após eliminação
Pezzolano deixa o comando do Cruzeiro (Foto: Reprodução / Twitter)

Cruzeiro cai no estadual e perde o treinador

O campeão brasileiro da Série B em 2022 começou 2023 de uma forma inesperada. Na expectativa de que fosse um grande retorno para a elite do futebol nacional, o Cruzeiro acaba de perder seu comandante. 

Paulo Pezzolano chegou na Toca da Raposa em 2022, o treinador era a aposta de Ronaldo Fenômeno para reconstruir o time. O trabalho do técnico uruguaio de 39 deu bons resultados e o time conseguiu voltar para a primeira divisão logo em seu primeiro ano de trabalho, mas as coisas não pareciam estar tão bem assim.

O último jogo

No confronto com o América Mineiro pela semifinal do estadual, o Cruzeiro foi derrotado nas duas partidas (3×0 no jogo de ida e 2×1 no jogo da volta). Após a confirmação da eliminação, o treinador surpreendeu na coletiva de imprensa ao anunciar que estava deixando o cargo.

“Eu, sinceramente, não estava 100%. Este clube, gigante como o Cruzeiro, necessita de um treinador que esteja 1000%.” – Disse o ex-treinador da Raposa.

Além da surpresa do treinador deixar o time, outro fato que surpreendeu foi de que a decisão já havia sido tomada há algum tempo. De acordo com o próprio Pezzolano, o técnico decidiu deixar o Cruzeiro no fim de 2022, mesmo com contrato até o fim de 2023.

“Não é uma decisão quente. Foi tomada com muita frieza, muito pensada. A decisão já estava tomada desde dezembro com a direção. Decidimos continuar no Campeonato Mineiro para que procurem o melhor treinador, para não colocar um interino. Demos o tempo para que pudessem fazer o caminho que tinham que fazer. Achar o melhor treinador possível para o Cruzeiro”.

O treinador também se comunicou com a torcida do Cruzeiro através de uma nota oficial em suas redes sociais. Segundo Pezzolano, o time tem uma base sólida e que pode cumprir as metas de 2023.

Quem também se manifestou foi o perfil do Cruzeiro, que agradeceu ao trabalho do treinador durante seu período na equipe

“Tivemos o privilégio de conviver com um homem muito dedicado, que se apaixonou pelo clube, pela nossa história e que honrou o manto celeste. A cada fala comprovamos a sua paixão e comprometimento com o Cruzeiro. Você foi uma peça-chave na nossa reconstrução”. – Diz um trecho da nota

Com Pezzolano, o Cruzeiro fez 68 jogos, com 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Sua maior realização pelo time mineiro, foi a histórica campanha campeã na Série B de 2022.

E quem vem?

De acordo com a ‘Rádio Itatiaia’, o nome escolhido para assumir o Cruzeiro é Pepa. O treinador português de 42 anos estava comandando o Al Tai, da Arábia Saudita, até janeiro de 2023.

Ainda segundo a rádio, Pepa já foi sondado no futebol brasileiro anteriormente por Atlético Mineiro e Santos, mas recusou as ofertas de treinar no futebol brasileiro.

Apesar de ainda não ter assumido um grande clube em sua carreira, Pepa é considerado um bom nome para o Cruzeiro. Segundo o jornalista Bruno Andrade, da UOL, a Raposa é o grande desafio que faltava na carreira do treinador.

Eliminado do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro agora foca suas forças no Brasileirão, o primeiro adversário será o Corinthians.