CONMEBOL altera data da final da Libertadores

Taça da Libertadores
Veja a nova data da final da Libertadores (Foto: Reprodução)

CONMEBOL altera data da final da Libertadores

A disputa da Libertadores de 2023 já começou e muitos brasileiros estão na corrida pela conquista da “Glória Eterna”. Com previsão para acabar apenas no fim do ano, a CONMEBOL, entidade máxima do futebol na América do Sul, anunciou algumas mudanças para a edição deste ano.

As novidades não serão muito drásticas, tendo em vista que o campeonato já está em andamento.

As mudanças

Através de suas redes sociais, a própria CONMEBOL informou ao público mudanças nas datas do sorteio do mata-mata, na data das oitavas da final, e também, principalmente, na data da grande final do torneio, que foi antecipado em uma semana.

Antes confirmado para o dia 11 de novembro (sábado), a final da Libertadores agora será no dia 4 do mesmo mês, exatamente uma semana antes. O novo calendário dará ao campeão desta temporada uma folga maior para se preparar para o Mundial de Clubes, que começa em dezembro.

O dia do sorteio do mata-mata, que antes estava previso para ser realizado em 5 de julho, agora será no dia 21 do mesmo mês. Os confrontos das oitavas de final da Libertadores acontecem no início do mês de agosto.

Confira as novas datas:

  • Próximos jogos da fase de grupos:
    3° rodada: Semana do dia 3 de maio
    4° rodada: Semana do dia 24 de maio
    5° rodada: Semana do dia 7 de junho
    6° rodada: Semana do dia 28 de junho
  • Sorteio do mata-mata:
    21 de julho
  • Oitavas de final:
    2 a 9 de agosto
  • Quartas de final:
    23 a 30 de agosto
  • Semifinal:
    27 de setembro a 4 de outubro
  • FINAL:
    4 de novembro

Desde 2019, a Libertadores mudou o formato da final para que seja realizada em jogo único e com estádio neutro. E desde então, apenas brasileiros ficaram com o título. Neste período de quatro anos, foram duas taças para o Flamengo e duas para o Palmeiras, ambos estão na disputa novamente e são fortes concorrentes ao caneco.

Já na Sul-Americana, não houveram mudanças, todas as datas seguem confirmadas e a final (dia 28 de outubro) garantida em Montevidéu, no Uruguai.