Conheça alguns recordes da Copa do Mundo no Futebol Feminino

Seleção Brasileira
Brasil tem nomes importantes na história da Copa do Mundo (Foto: Thais Magalhães / CBF)

Conheça alguns recordes da Copa do Mundo no Futebol Feminino

Faltam menos de 100 dias para a Copa do Mundo de futebol feminino de 2023. Em uma edição que promete ser a maior de todos os tempos na modalidade, o Brasil aparece não como a grande favorita, mas com potencial longe na competição.

Diferente do futebol feminino, a Copa entre as mulheres começou em 1991, também sendo realizada de quatro em quatro anos. A edição de 2023 será a 9° Copa do Mundo feminina.

Recordes

No futebol masculino, todos sabem que o Brasil é o maior campeão da história com cinco conquistas, mas no feminino, as brasileiras irão em busca do primeiro título neste ano.

A maior potência do futebol na modalidade são os Estados Unidos, as norte-americanas venceram quatro das oito edições de Copa do Mundo até o momento. Os Estados Unidos também são os únicos que conseguiram chegar, ao menos, na semifinal de todas as oito Copas.

Além do recorde de ser a seleção com mais títulos na história da Copa, as norte-americanas também são as detentoras de outras marcas históricas na competição:

  • Maior goleada: Estados Unidos 13×0 Tailândia (Copa de 2019)
  • Melhor ataque em uma edição: Estados Unidos (26 gols em na Copa de 2019)
  • Melhor ataque na história: Estados Unidos (138 gols em 50 jogos)

Líder do atual ranking da FIFA no futebol feminino, os Estados Unidos (atuais bicampeãs da Copa do Mundo) chegam para a Copa do Mundo de 2023 como uma das grandes favoritas para levar o caneco. Além do histórico favorável na competição, as norte-americanas venceram todos osúltimos oito jogos.

Brasileiras na história

Apesar do futebol feminino ter os Estados Unidos como a principal força, o Brasil não fica muito para trás em recordes. Mesmo sem nunca ter conquistado o título, algumas brasileiras estão na história da competição.

Na Copa do Mundo de 2022, Cristiano Ronaldo foi muito celebrado por ter se tornado o primeiro jogador a marcar gols em cinco edições diferentes de Copa do Mundo. No geral, a primeira pessoa que conseguiu tal marca foi Marta. A “rainha do futebol” balançou as redes nas Copas de 2003, 2007, 2011, 2014 e 2019. Aos 37 anos, a histórica camisa 10 da Seleção Brasileira é uma das grandes atrações para a edição de 2023 do torneio.

No masculino, o alemão Miroslav Klose é o artilheiro máximo com 16 gols em Copas do Mundo, mas no geral, Marta também supera o alemão. São 17 gols da brasileira em 5 edições do campeonato. O destaque fica para 2007, ano em que a rainha balançou as redes 7 vezes e ainda terminou com o prêmio de melhor jogadora.

Além de Marta, o Brasil tem outra grande atleta nos registros históricos da Copa do Mundo. A volante Formiga, hoje aposentada da Seleção Brasileira, é a atleta que disputou mais edições de Copas. A brasileira esteve presente nas edições de 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019.

Formiga também é a atleta mais velha a marcar um gol em Copa do Mundo, 37 anos na edição de 2015 do torneio.