Brasileiros dominam lista de invencibilidade na Libertadores; Confira

Palmeiras e Atlético Mineiro
Palmeiras eliminou o Atlético Mineiro nas duas últimas Libertadores (Foto: Divulgação / CONMEBOL)

Brasileiros dominam lista de invencibilidade na Libertadores; Confira

A Taça Libertadores de 2023 começa com o sorteio da fase de grupos, que será realizado na noite desta segunda-feira (27). Na história do torneio, os clubes brasileiros estão ganhando cada vez mais protagonismo.

Contando apenas as quatro últimas edições, apenas Flamengo e Palmeiras, duas vezes cada, conquistaram o troféu mais cobiçado da América do Sul, mas o texto de hoje mostra uma outra marca impressionante dominada por times brasileiros.

Brasileiros no topo

O histórico top 5 das equipes com maior tempo de invencibilidade na competição sul-americana tem, simplesmente, quatro brasileiros, sendo que dois dividem a primeira posição

  • 5° Lugar – Corinthians

Dono de apenas um título em sua história, o Corinthians está na Libertadores de 2023 e tentará, 11 anos depois, repetir sua melhor campanha.

Em 2012, o alvinegro foi campeão de forma invicta da competição, passando por grandes equipes da época como Vasco, Santos de Neymar e o Boca Juniors na grande final.

A série invicta do Corinthians no torneio só acabou em 2013, quando o time perdeu para o Tijuana, do México, por 1×0. No total, foram 16 jogos sem derrotas

  • 4° Lugar – Sporting Cristal-PER

Com 17 jogos sem derrotas (oito vitórias e nove empates), o Sporting Cristal nunca foi campeão da competição, mas está na lista das grandes invencibilidades do torneio.

A sequência invicta da equipe foi entre os anos de 1962, 1968 e 1969.

  • 3° Lugar – Flamengo

O Flamengo, atual campeão da Libertadores também está na lista, mas pelo desempenho de alguns anos antes.

Entre 2019 e 2020, o Rubro-Negro conquistou a taça em 2019 e chegou até a fase eliminatória do ano seguinte, quando caiu diante do Racing, da Argentina. Apesar da eliminação, é importante lembrar que a derrota foi apenas nos pênaltis, portanto, não conta como uma derrota no tempo normal.

Sendo assim, a série invicta do time durou por mais um tempo, mais precisamente, até a final da Libertadores de 2021, quando o time de Renato Gaúcho acabou sendo derrotado por 2×1 diante do Palmeiras.

No total, o time carioca ficou 17 jogos sem sofrer derrotas no tempo normal pela Libertadores.

  • Empatados em 1° lugar – Atlético Mineiro e Palmeiras

O Galo sustentava a marca de forma isolada até a reta final da Libertadores da edição 2022, no total, foram 18 jogos do Atlético Mineiro sem derrotas no tempo normal. Vale ressaltar que no período invicto (de 2019 a 2022), o time mineiro não conquistou a competição.

Já o Palmeiras, só não superou a marca pois perdeu a semifinal do ano passado para o Athletico Paranaense, no total, o alviverde também ficou 18 jogos sem derrotas pela competição, mas diferente do Atlético Mineiro, o alviverde conquistou um título no período (2021 e 2022).

Brasileiros campeões

Na Libertadores de 2023, dois times brasileiros podem conquistar outra marca gigante. Caso terminem como campeões, Palmeiras ou Flamengo se tornarão o maior campeão brasileiro da competição. Confira como está o ranking atual apenas entre os brasileiros:

  • Flamengo: 3 títulos
  • Palmeiras: 3 títulos
  • São Paulo: 3 títulos
  • Santos: 3 títulos
  • Grêmio: 3 títulos
  • Internacional: 2 títulos
  • Cruzeiro: 2 títulos
  • Corinthians: 1 título
  • Atlético Mineiro: 1 título
  • Vasco: 1 título

A primeira rodada da Libertadores de 2023 já começa na próxima semana, no início do mês de abril.