Banco do Brasil tem novidade envolvendo o Pix Open Finance

Pix Open Finance permite clientes do Banco do Brasil a pagar empréstimos em outras instituições financeiras usando o Pix (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Pix Open Finance permite clientes do Banco do Brasil a pagar empréstimos em outras instituições financeiras usando o Pix (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Uma novidade envolvendo o Pix Open Finance chegou para os clientes do Banco do Brasil. As pessoas que têm conta bancária na instituição podem usar o saldo de outras instituições financeiras para pagar empréstimos via Pix.

O Banco do Brasil tornou-se o primeiro a adotar a opção de pagar parcelas vencidas de empréstimo por meio do Pix Open Finance. Se trata do uso da função de iniciador de transações de pagamento (ITP) com dados compartilhados entre diferentes instituições financeiras. Com isso, o cliente pode quitar rapidamente uma parcela vencida de um empréstimo no BB com recursos mantidos em outras instituições.

Como pagar empréstimo com Pix

Todo o processo é feito no aplicativo do Banco do Brasil. O cliente escolhe o empréstimo e as parcelas que deseja pagar com recursos de outros bancos. Depois, escolhe uma das instituições habilitadas na qual deseja debitar as parcelas e é automaticamente enviado ao ambiente da instituição escolhida, dentro da mesma sessão de atendimento.

Para usar o pagamento por meio do Pix Open Finance, o cliente não precisa ter compartilhado dados com o Banco do Brasil. A instituição esclarece que a autorização, nesse caso, é específica para cada transação de pagamento.

Iniciação de pagamentos

Serviço presente no open finance no Brasil, a iniciação de pagamentos foi criada para unificar transações entre instituições financeiras em um único canal de atendimento. As instituições iniciadoras de transações de pagamento (ITPs), como o Banco do Brasil, precisam ser autorizadas pelo Banco Central e são submetidas a uma regulação específica.

O compartilhamento de dados proporcionado pelo open finance simplifica o pagamento ou a transferência de recursos, ao integrar um canal digital (que receberá o crédito) com as instituições detentoras de conta (que serão debitadas). Com a iniciação de pagamentos, um consumidor ou uma empresa consegue realizar um débito em sua conta diretamente no site ou aplicativo de quem recebe, sem necessidade de entrar no aplicativo de seu banco para concluir a transação. Por enquanto, o processo está disponível apenas para o Pix.

Além de simplificar a experiência do cliente, a iniciação de pagamentos tende a baixar custos, ao reduzir as etapas de um pagamento digital. O processo também tende a diminuir o abandono de compras no comércio eletrônico, porque o pagamento ocorre na hora, sem atrito.

Com informações da Agência Brasil.