
Em uma manobra surpreendente no cenário televisivo, a Globo fechou um acordo revolucionário, permitindo que “Avenida Brasil” (2012), um dos seus maiores sucessos, seja refilmado pela Turquia.
Anúncios
A emissora Ay Yapim, notável em várias partes da Ásia e do Oriente Médio, adquiriu os direitos para moldar a trama conforme a cultura local. O interessante é que há uma possibilidade de que os telespectadores brasileiros assistam a esta adaptação, intitulada “Bulvar Brezilya” em turco.
Detalhes da parceria no maior evento de conteúdo audiovisual
A decisão foi publicamente compartilhada durante o MipCom, na França, considerado o principal palco de apresentações de produções audiovisuais globais. Vale destacar que João Emanuel Carneiro, o criador da novela, e a equipe dos Estúdios Globo, fornecerão consultoria artística para este projeto.
Esta jogada estratégica não apenas ressalta o sucesso contínuo das novelas turcas, mas também celebra a decisão da Globo em 2021 de incorporar “Fatmagül: A Força do Amor” (2010) ao seu catálogo Globoplay.
Anúncios
Carneiro expressou sua animação, afirmando: “É uma delícia saber que a primeira adaptação de Avenida Brasil acontecerá em um país que adora novelas e que se tornou um dos mais prolíficos produtores e exportadores do gênero no mundo”. Além disso, a Madd Entertainment será responsável por levar esta versão turca a audiências globais.
Angela Colla, encarregada de negócios internacionais, ecoou o entusiasmo, comentando sobre o potencial global da adaptação: “Acreditamos no potencial desta adaptação, no seu sucesso na Turquia, e em todo o mundo, e que abrirá portas para muitos que virão”.
Por trás da decisão de adaptar “Avenida Brasil”
A incrível popularidade de “Avenida Brasil” no cenário internacional foi um fator-chave na tomada de decisão da Globo. Com uma pegada em quase 148 países, essa novela é a campeã de exportações da emissora.
Anúncios
Em termos de perspectiva, o número de países que viram “Avenida Brasil” está bem próximo ao total de nações reconhecidas pela ONU.
Apesar de sua autenticidade, a Ay Yapim, com a orientação da Globo, precisará fazer certas modificações para que a história se alinhe com os valores turcos, que são notavelmente mais conservadores.
É crucial considerar o código de conduta do Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia, que tem a autoridade de penalizar qualquer transmissão que viole a moral nacional. Consequentemente, cenas mais sensuais podem ser removidas, mas cenas intensas como a icônica em que Carminha enterra Nina viva possivelmente permanecerão.
Histórico de adaptações da Globo
A Globo não é estranha a adaptações internacionais. “El Clon” (2010) é uma refilmagem colombiana de “O Clone” (2001), que muitos recordam com carinho.
Além disso, a parceria entre a Globo e a Telemundo, líder em transmissões em espanhol nos EUA, gerou várias adaptações, incluindo a transformação de “Amores Roubados” (2014) em “Jugar Con Fuego” (2019) e de “Fina Estampa” (2011) em “Marido en Alquiler” (2013).
O que você achou? Siga @mixmebr no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Quer saber tudo em primeira mão? Entre no canal do MixMe no Telegram e fique por dentro do mundo do entretenimento 24 horas por dia. Participe e compartilhe nossas notícias.
ENTRAR NO TELEGRAM DO MIXME

Formado em Bacharelado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Com diploma no curso de Writing for Digital Media – New York University (NYU). Atua como redator e escritor de artigos sobre curiosidades, entretenimento e informativos.