Após agressão com soco, jornalista Globo desabafa: “Susto e dor”

Delis Ortiz sofreu agressão da segurança de Nicolás Maduro em Brasília
Delis Ortiz sofreu agressão da segurança de Nicolás Maduro em Brasília (Foto: Reprodução/Globo News)

Após agressão com soco, jornalista Globo desabafa: “Susto e dor”

Jornalista da Globo que sofreu agressão nesta semana em Brasília, Delis Ortiz se pronunciou sobre o ocorrido. O caso foi denunciado durante o Jornal Nacional da última terça-feira (30), quando Renata Vasconcellos leu uma nota de repúdio da emissora carioca após o telejornal exibir imagens da confusão que aconteceu durante a passagem do ditador venezuelano Nicolás Maduro pela capital federal.

A repórter da Globo, que levou um soco no peito durante a confusão em que repórteres foram agredidos por seguranças de Maduro, se pronunciou no Estúdio i, da GloboNews, e comentou a respeito do assunto. “Foi assustador porque você não espera isso de quem te conhece do dia a dia. Levei uma braçada no pescoço de um segurança do Maduro. Um menino de uns 18 ou 19 anos ainda me deu um soco, um dos que são recrutados pelo Gabinete de Segurança Institucional [GSI]”, afirmou.

Agressão contra jornalistas

Além disso, Delis revelou que uma grávida estava no meio de toda a confusão. “Eles entraram em pânico e foram no ritmo dos seguranças do Maduro. Porém, eles [os agentes do GSI] me conhecem, sabem que estou ali pelo meu trabalho. Havia uma grávida de seis meses no empurra-empurra”, relatou.

Apesar de muitos jornalistas no local durante a confusão, foram captadas poucas imagens da confusão porque naquele momento as câmeras estavam direcionadas para Nicolás Maduro. “Não existem imagens porque todos os cinegrafistas estavam captando a entrevista do Maduro. Foi constrangedor. Na verdade, uma sucessão de equívocos. Uma sucessão de erros”, declarou a repórter.

“Soco no peito, que prende a respiração. Susto e dor… A impressão que deu é que explodiu tudo dentro de mim. Sensação de impotência e de violência. Um soco no peito de toda imprensa. Agrediu todo mundo, de uma só vez”, desabafou a jornalista da Globo.

Globo se pronuncia

A Secretaria de Imprensa da Presidência divulgou nota após o episódio e disse que se solidariza com jornalista Delis Ortiz e repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas. Na nota, o governo Lula ainda afirma que todas as medidas possíveis serão tomadas para que evitar que episódios como esse voltem a ocorrer. No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos soltou uma nota da Globo. “A Globo repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza e aguarda providências contra os responsáveis”, finalizou a apresentadora.