Álbum de Madonna é eleito para lista de tesouros musicais da biblioteca do congresso dos EUA

Madonna
“Like a Virgin” de Madonna é eleita em lista da biblioteca do congresso dos EUA. (Foto: Steven Meisel/divulgação).

Álbum de Madonna é eleito para lista de tesouros musicais da biblioteca do congresso dos EUA

Nesta quarta-feira (12), o Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos EUA anunciou 25 gravações como “tesouros musicais dignos de preservação com base em sua importância cultural, histórica ou estética na herança sonora dos Estados Unidos”. Um deles, é o álbum “Like a Virgin”, segundo álbum de Madonna, lançado em 1984.

Madonna começou sua ascensão cultural com seu álbum de estreia autodenominado em 1983. Mas, mesmo assim, poucos poderiam prever a dominação mundial que ela alcançaria, começando na pista de dança, com seu trabalho seguinte, ‘Like a Virgin’. Madonna estava assumindo maior controle de sua produção musical e integrando habilmente sua imagem com o cenário mundial atual“, diz o texto da Biblioteca do Congresso.

Like a Virgin

“Like a Virgin” é um dos álbuns mais influentes da cultura pop, e moldou muito do que conhecemos como música pop nos dias atuais. O disco teve mais de 21 milhões de cópias vendidas, sendo mais de 10 milhões somente nos Estados Unidos, e foi o grande responsável pela ascensão de Madonna como rainha do pop.

Das nove músicas que fazem parte do álbum originalmente, quatro chegaram ao Top 10 da Billboard Hot 100, principal musical dos Estados Unidos. “Like a Virgin”, a faixa-título, foi o primeiro single de Madonna a ser nº1 no ranking, onde permaneceu por seis semanas. Em seguida vieram “Material Girl” (#2), “Angel” (#5) e “Dress You Up” (#5). e “Into The Groove”, incluída posteriormente, tornou-se nº1 na parada britânica.

“O álbum fez muito para solidificar a iconografia inicial de Madonna – do vestido de noiva à fivela do cinto “Boy Toy” -, mas é a música que perdura. Colaborando com o igualmente lendário Nile Rodgers, a futura lenda provou que ninguém poderia criar pop como ela”, disse a bibliotecária do Congresso, Carla Hayden.

Outros escolhidos na lista

Além de Madonna, apenas a banda The Police teve um álbum eleito para o Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso; “Synchronicity” (1983), que traz hits como “Every Breath You Take“, “King of Pain” e “Wrapped Around Your Finger“. A  lista com as 25 gravações escolhidas este ano é composta, em sua maior parte, por singles.

Entre os outros artistas selecionados estão Irene Cara (“What a Feeling“, de 1983), Eurythmics (“Sweet Dreams (Are Made of This)”, de 1983), Mariah Carey (“All I Want for Christmas Is You”, de 1994). John Lennon e Led Zeppelin estão presentes com seus clássicos “Imagine” e “Stairway to Heaven“, ambos de 1971.