Zeca Pagodinho é destaque da Grande Rio e surpreende com estratégia de marketing

Zeca Pagodinho usando branco e segurando uma cerveja,
Zeca Pagodinho aproveitou o desfile do Carnaval para tomar uma cerveja (Foto: Reprodução/Divuylgação)

Em busca de manter-se campeã do Grupo Especial, Acadêmicos do Grande Rio apostou no carisma e longa trajetória de Zeca Pagodinho, seu homenageado. A segunda escola a atravessar a Marquês de Sapucaí na noite do último domingo (19), a escola de samba rendeu homenagem ao sambista, fazendo um desfile leve, embalado pelo espírito irreverente e genuinamente carioca do artista.

Liderada pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, campeões do Carnaval de 2022, a escola de samba de Caxias chegou a Sapucaí com o samba enredo “Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar”. O tema acabou sendo tratado como uma brincadeira. As alegorias mostravam lugares do Rio de Janeiro onde seria possível encontrar Zeca pagodinho. Como é o caso do subúrbio carioca, retratado em diversas canções do artista ao longo de sua carreira. Retratando também suas aclamadas parcerias com os mais diversos compositores brasileiros e sua fé.

Zeca desfilou no último carro alegórico da escola, ao lado de sua esposa Mônica. Além do artista homenageado, muitos famosos participaram do desfile, como Paola Oliveira, rainha de bateria da escola, Pequena Lo fazendo sua estreia no Carnaval, David Brasil, Pocah e Adriana Bombom foram destaques no desfile.

Antes de entrar na avenida, o artista visivelmente nervoso tomou dois copos de cerveja de uma vez, segundo o mesmo, para relaxar. A cerveja também foi estrela da noite. Por exigência do artista, tido como o maior consumidor de cerveja do Brasil, a marca Brahma, patrocinadora do Carnaval e produtora da cerveja predileta do artista, preparou uma lata especial com a imagem do cantor e distribuiu para todos os presentes na Sapucaí durante o desfile.

Segundo alguns analistas, a atitude da empresa vai além de mero pedido do artista, mas se tratou de poderosa jogada de marketing para levar o nome da marca aos assuntos mais comentados do Carnaval, o que deu certo. Durante a apresentação da escola de samba, diversos espectadores usaram as redes sociais para publicar em fotos da lata promocional e para comentar o fato de terem recebido as bebidas de graça.

Segundo fontes próximas ao artista, para aceitar ser o homenageado da escola de Caxias, Zeca fez duas exigências: que a escola fizesse reverência ao centenário da Portela, sua escola do coração e que cerveja fosse distribuída para todos os espectadores nas arquibancadas.